Mercados

Inflação no Brasil e juros na Europa marcam a quinta-feira

IPCA de setembro e taxas de juros da Inglaterra e Zona do Euro são os destaques do dia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2010 às 08h57.

São Paulo - O IPCA de setembro, considerado a medida oficial de inflação pelo Banco Central, é o ponto alto da agenda de indicadores desta quinta-feira. Divulgado às 9 horas pelo IBGE, o índice tem expectativa de aceleração na base mensal (de 0,04% para 0,41%) e de leve desaceleração na base anual, comparado à agosto (de 4,73% para 4.49%).

Mais cedo, a atenção dos mercados deve se concentrar na agenda internacional. O destaque é a divulgação das novas taxas de juros da Inglaterra, às 8 horas da manhã, e da Zona do Euro, às 8h45. Para ambos, a expectativa é de manutenção das taxas - respectivamente, em 0,5% e 1%.

A agenda externa traz ainda dados da economia americana, com mais um número do mercado de trabalho: os pedidos de auxílio desemprego da primeira quadrissemana de outubro, às 9h30 da manhã. Mais tarde é a vez de dados de consumo, com as vendas em redes de loja em setembro às 11h30 e o crédito ao consumidor de agosto, às 16 horas.

Na quarta-feira, o Ibovespa encerrou o dia com desvalorização de 1,04%, aos 70.541 pontos. O dólar comercial subiu 0,42%, negociado a 1,682 real.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Wall Street tem dia de liquidação e bolsas caem até 3,4% nos EUA

O que é 'carry trade'? Entenda a operação por trás das quedas do mercado nesta segunda-feira

O que é a Regra de Sahm e por que ela acende alerta de recessão nos EUA

Caos nas bolsas: mercado precifica possível corte de emergência do Fed

Mais na Exame