Mercados

Bolsas europeias recuam após 4 dias de alta

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em leve baixa nesta quarta-feira, após um rali de quatro pregões, com temores sobre as enormes necessidades de financiamento da zona do euro fazendo investidores realizarem lucros recentes. As ações do setor bancário recuavam 0,9 por cento antes de um leilão de títulos da Alemanha, pois […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 07h24.

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em leve baixa nesta quarta-feira, após um rali de quatro pregões, com temores sobre as enormes necessidades de financiamento da zona do euro fazendo investidores realizarem lucros recentes.

As ações do setor bancário recuavam 0,9 por cento antes de um leilão de títulos da Alemanha, pois muitos bancos têm grande exposição à dívida da zona do euro. "Tudo se resume ao mercado de bônus e às dívidas soberanas", disse David Moss, diretor e gestor de fundos da equipe de ações europeias na F&C Asset Management, que administra cerca de 2,7 bilhões de euros.

"Nós vimos comentários e ações encorajadores do (primeiro-ministro, Mario) Monti na Itália e do (premiê Mariano) Rajoy na Espanha. Se eles continuarem no mesmo tom e os mercados de bônus ficarem felizes, aí nós podemos seguir em frente."

Às 8h09 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,17 por cento, aos 1.026 pontos. Na terça-feira, o índice bateu o maior patamar em cinco meses, com dados fortes do setor manufatureiro dos Estados Unidos e da China ajudando a tirar a atenção do mercado dos problemas da zona do euro.

Em LONDRES, o índice Financial Times tinha alta de 0,18 por cento, a 5.710 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caía 0,59 por cento, para 6.130 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdia 0,51 por cento, para 3.228 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização 1,15 por cento, para 15.466 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedia 1,34 por cento, para 8.615 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 tinha queda de 0,38 por cento, para 5.679 pontos.

Mais de Mercados

Ronaldinho Gaúcho toca sino da Bolsa de Nova York após se tornar sócio de time nos EUA; veja vídeo

Os planos do novo CEO da Vale: 'senso de urgência' e foco em produtividade

Zamp (ZAMP3) conclui compra da Starbucks Brasil e traz ex-BR Malls para comandar negócio

Ibovespa fecha em leve alta após dados de inflação e emprego dos EUA