Mercados

Bovespa fecha em queda com temores sobre Grécia

Índice fechou em queda de 1,36%, aos 60.390 pontos

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2012 às 17h58.

São Paulo - A Bovespa fechou em baixa nesta terça-feira, refletindo o cenário de aversão a risco dos mercados externos, na medida em que as incertezas políticas na Grécia reacenderam os temores de deterioração da crise da dívida na zona do euro.

O Ibovespa ainda reduziu as perdas no fim da sessão, acompanhando o movimento das praças norte-americanas, mas fechou em queda de 1,4 por cento, a 60.365 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 7,08 bilhões de reais.

Na mínima, o principal índice da bolsa paulista marcou 59.871 pontos, queda de 2,2 por cento. Dos 68 papéis que compõem o Ibovespa, apenas 12 fecharam em alta.

"A Europa continua no foco, após as eleições na França e na Grécia. Já tem gente falando de Grécia fora da zona do euro e, embora a maior parte da dívida grega seja com União Europeia e FMI, há sempre o risco de contágio", disse Pedro Galdi, estrategista-chefe na SLW Corretora. "Esse fantasma voltou a assombrar as bolsas." Na Europa, o principal índice do mercado acionário fechou em baixa de 1,66 por cento. Nos Estados Unidos, o Dow Jones recuou 0,59 por cento.

O mau humor dos mercados foi acentuado com as declarações do candidato a primeiro-ministro pelo partido Coalizão de Esquerda, Alexis Tsipras, que ameaçou nacionalizar os bancos e afirmou que o compromisso da Grécia com o acordo de resgate da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional tornou-se nulo.

O líder do partido conservador da Grécia, Antonis Samaras, disse que as condições impostas por Tsipras destruiriam o país e os líderes políticos da Alemanha alertaram que a ajuda à Grécia será suspensa caso Atenas não cumpra com todas as estabelecidas no plano de resgate.

A deterioração do cenário externo atingiu as ações das blue chips brasileiras, que foram pressionadas pela queda das commodities e do petróleo nos mercados externos, segundo Galdi.

A preferencial da Vale caiu 2,53 por cento, a 39,37 reais, enquanto o papel preferencial da Petrobras fechou em baixa de 1,55 por cento, a 20,26 reais. OGX recuou 2,22 por cento, a 13,67 reais.


JBS e Gerdau Metalúrgica foram os destaques de baixa do Ibovespa, com queda de 4,53 por cento e 3,88 por cento, respectivamente.

O Grupo Pão de Açúcar caiu 1,57 por cento, a 85,73 reais, após operar em alta no ínicio dos negócios. A empresa informou que espera fechar 2012 com faturamento 8,6 por cento maior em relação a 2011.

Na véspera, o grupo reportou lucro líquido de 167 milhões de reais no primeiro trimestre, alta de 25,8 por cento ante o mesmo período de 2011.

Em sentido oposto, a TAM fechou em alta de 0,59 por cento, a 46,25 reais. A companhia informou na segunda-feira que o edital da oferta para troca de ações com a chilena LAN será publicado nos próximos dias.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Custo da dívida pesa no 2º tri da Isa, mas novos projetos trazem primeiros ganhos

'A Odisseia' impulsiona ações da IMAX ao maior nível da história

Ibovespa fecha no zero a zero com perdas de Vale e Petrobras, enquanto NY sobe forte

BTG troca Ambev e Allos por Gerdau e Copasa na carteira de ações de agosto