Mercados

Índice europeu recua por dados dos EUA e temor com Grécia

Londres - O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta quarta-feira, após fracos dados manufatureiros dos Estados Unidos abaterem o sentimento. Os mercados de países da periferia da zona do euro sofreram forte queda, devido à incerteza sobre como os problemas de dívida da Grécia podem ser contidos. O FTSEurofirst 300 <.FTEU3> caiu […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 13h25.

Londres - O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta quarta-feira, após fracos dados manufatureiros dos Estados Unidos abaterem o sentimento.

Os mercados de países da periferia da zona do euro sofreram forte queda, devido à incerteza sobre como os problemas de dívida da Grécia podem ser contidos.

O FTSEurofirst 300 <.FTEU3> caiu 1 por cento, aos 1.089 pontos.

O receio com a perda de vigor da economia se intensificou após dados mostrarem que o índice manufatureiro do Federal Reserve de Nova York teve a primeira queda mensal desde novembro, enquanto o índice de preços ao consumidor do país (CPI, na sigla em inglês) avançou acima das expectativas.

"Há uma falta de motivação (entre investidores) em manter posições compradas (que apostam na alta do mercado) por algum tempo, refletindo as preocupações com a economia que ainda persistem", disse Joshua Raymond, estrategista de mercado do City Index.

As bolsas de valores de países periféricos da zona do euro estiveram sob pressão, com o índice Thomson Reuters para esse grupo de nações <.TRXFLDPIPU> em queda de 3,4 por cento.

Os ministros de Finanças da zona do euro fracassaram em acertar um acordo sobre como credores privados podem contribuir com um segundo pacote de ajuda a Atenas.

Uma fonte sênior do governo grego afirmou que o premiê do país, George Papandreou. dissera ao líder da oposição nesta quarta-feira que estaria disposto a renunciar e a abrir caminho para a formação de um governo de unidade nacional.

O setor financeiro figurou entre os mais fracos do dia, após a Moody's ter colocado as notas de bancos franceses em revisão para possível rebaixamento devido à exposição dessas instituições à dívida grega.

O índice STOXX Europe 600 para o segmento bancário <.SX7P> caiu 1,9 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times <.FTSE> fechou em baixa de 1,04 por cento, a 5.742 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX <.GDAX> caiu 1,25 por cento, para 7.115 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 <.FCHI> perdeu 1,49 por cento, a 3.806 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib <.FTMIB> teve desvalorização de 2,16 por cento, para 19.918 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 <.IBEX> retrocedeu 1,97 por cento, a 9.933 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 <.PSI20> encerrou em queda de 1,99 por cento, para 7.191 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Saques em multimercados batem novo recorde: para onde foi o dinheiro?

Ações da Midea sobem 9,5% em estreia em Hong Kong

Ibovespa fecha em leve queda antes de Super Quarta

IGP-10, dados do varejo nos EUA, desoneração da folha de pagamento, Eletrobras: o que move o mercado