Mercados

Índice alemão empurra ações europeias para baixo

A bolsa de valores da Alemanha cai 1,07%, aos 6.161 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 08h51.

Londres - As ações europeias caíam nesta quinta-feira, com o crescente desemprego na Alemanha derrubando o índice referencial de ações do país, o DAX, enquanto os investidores continuavam céticos de que a cúpula de líderes europeus sobre a crise da dívida no continente seria capaz de chegar a medidas concretas.

Às 8h30 (horário de Brasília), o índice FTSEUROFIRST 300 , que reúne as principais bolsas europeias, caía 0,47 por cento, com 995 pontos, enquanto o índice Euro STOXX 50 recuava 0,37 por cento.

A bolsa de valores alemã caía 1,07 por cento, com 6.161 pontos. Sua queda era pior que um declínio de 0,48 por cento no índice CAC-40 da França, e veio depois de dados mostrarem que o desemprego na Alemanha havia aumentado pelo terceiro mês seguido em junho.

Joe Neighbour, operador sênior da Central Markets, disse que investidores estavam vendendo ações na DAX devido à perspectiva econômica negativa para a Alemanha, que tem sido cada vez mais afetada pela crise da dívida da zona do euro que atingiu a Grécia e a Espanha.

Líderes da União Europeia reúnem-se em Bruxelas na quinta e sexta para uma cúpula sobre como combater a crise da região, mas constantes sinais de desacordo levaram os investidores a acreditar que a reunião não levará a novas medidas concretas.

Mais de Mercados

Dólar fecha em R$ 5,73, maior valor em mais de dois anos: pessimismo com Copom impactou a divisa

BTG retira Petrobras (PETR4) da carteira para agosto, mas ainda se mantém no setor de petróleo

Ibovespa recua em dia de aversão a risco enquanto dólar bate R$ 5,73

Meta anima investidores com vendas acima da expectativa

Mais na Exame