Mercados

Ibovespa segue movimento de alta na semana; Vale sobe forte

Mercado também avalia crescimento de 9,2% da economia chinesa em 2011

Ações preferenciais classe A da Vale registram queda de 20% nos últimos 12 meses (Agência Vale/Divulgação)

Ações preferenciais classe A da Vale registram queda de 20% nos últimos 12 meses (Agência Vale/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 18h30.

São Paulo – Depois de atrasar a abertura devido a problemas técnicos no Sistema Mega Bolsa, o Ibovespa apura ganhos na tarde desta terça-feira. Na máxima do dia, a alta do principal índice da bolsa brasileira era de 1,4%, aos 60.795 pontos. Em 2012, o índice acumula ganhos de 6,4%.

Dentre as referências importantes do dia está a notícia de que a economia China cresceu 9,2% no último ano, um ritmo considerado mais lento do que o registrado em 2010. Em 2009, a economia chinesa registrou 10,3% de crescimento. Nos últimos três meses de 2011, a China teve o crescimento mais lento dos últimos dois anos, com queda na demanda por exportações, provocada pelas turbulências na Europa e nos Estados Unidos.

Na Europa, os mercados também caminham para fechar a terça-feira no azul. A Espanha deu um grande passo nesta terça-feira no primeiro teste para o apetite do investidor por seus títulos da dívida desde o rebaixamento de sua nota, vendendo 4,88 bilhões de euros em títulos do Tesouro antes de um desafio maior nesta semana. O Tesouro projetava aumentar a venda para um valor entre 4 bilhões e 5 bilhões, uma prévia do que era chamado de "um teste legítimo" no leilão de quinta-feira, que venderá títulos com vencimento superior a dez anos.

Os rendimentos para os títulos com vencimento em 12 e 18 meses foram de 2,049 por cento e 2,399 por cento, respectivamente, levemente abaixo do esperado e um pouco mais que a metade do que foi pago para os mesmo títulos em dezembro.

/libc/player/liquid3.swf

Vale

As ações ordinárias da Vale (VALE3) lideravam os ganhos do Ibovespa nesta tarde. Os papéis subiam 3,4% na máxima do dia, ao preço de 42,15 reais.

A mineradora informou que sua diretoria executiva aprovou uma proposta para pagamento de remuneração mínima aos acionistas para 2012 no valor de 6 bilhões de dólares. O montante corresponde a 1,177095354 dólar por ação ordinária ou preferencial no mercado, a ser distribuído aos acionistas em duas parcelas nos dias 30 de abril e 31 de outubro de 2012, adicionou a mineradora no comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Conselho de Administração da companhia apreciará a proposta nas reuniões agendadas para os dias 13 de abril e 16 de outubro de 2012.


Confab

A Confab Industrial (CNFB4) disse que concluiu a compra de 25 milhões de ações ordinárias integrantes do bloco de controle da Usiminas (USIM3), segundo comunicado ao mercado.

As ações ordinárias da Confab operavam no campo positivo e, na máxima do dia, chegaram a subir 2%, negociadas a 4,85 reais. No ano, os papéis acumulam uma valorização de 18,5%.

Cyrela

Com uma desvalorização de 22,5% nos últimos 12 meses, as ações ordinárias da Cyrela (CYRE3) perdiam o fôlego e operavam próximas à estabilidade, com leve alta de 0,13%. Na máxima do dia, a valorização dos papéis chegava a 1,6%.

A incorporadora anunciou ontem lançamentos de 7,9 bilhões de reais em 2011, o equivalente a 104% do piso da faixa estimada pela companhia para o ano. Apenas no quarto trimestre os lançamentos totalizaram 3,3 bilhões de reais, de acordo com a prévia operacional divulgada nesta segunda-feira.

Já as vendas contratadas totais foram de 6,5 bilhões de reais no ano passado e de 2,4 bilhões de reais de outubro a dezembro.

Mais de Mercados

Nômade digital e do interior de SP: quem é a gestora de 27 anos que vai lançar seu 1º ETF na bolsa

Buffett segue vendendo suas principais apostas na bolsa: BofA é a ação da vez

Ibovespa fecha em alta com forte valorização da Vale e CPI nos EUA

Inflação dos EUA, reação ao debate americano e recuperação das commodities: o que move o mercado