Ibovespa vira para queda, mesmo com disparada da Vale
Piora de perspectivas econômicas voltam a pressionar bolsa, com forte desvalorização de ações de consumo cíclico
Beatriz Quesada
Publicado em 22 de novembro de 2021 às 09h13.
Última atualização em 22 de novembro de 2021 às 16h13.
O Ibovespa virou para o terreno negativo na tarde desta segunda-feira, 22, após passar a parte da manhã em alta,após amargar queda de 3% no acumulado da última semana. Às 16h15, o principal índice da B3 caía 0,52% para 102.138 pontos.
Nem mesmo a disparada de mais de 6% das ações da Vale (VALE3) -- com a maior representação do Ibovespa -- impede a queda do índice. A forte alta é embalada pela valorização do minério de ferro na China. A Bradespar, com participação relevante na mineradora, sobe quase 4%.
A queda do Ibovespa ocorre em meio à piora das perspectivas sobre a economia brasileira, com investidores voltando a revisar para baixo as projeções de crescimento para 2021 e 2022 e elevando as perspectivas de IPCA e juros no país.
Segundo o Boletim Focus desta manhã, já é consenso no mercado IPCA acima de 10% para este ano e próximo de 5% para o fim do ano que vem. O PIB estimado para 2022 caiu de 0,93% para 0,70%, a metade do crescimento de 1,40% previsto há 4 semanas.
As preocupações sobre a economia interna pressionam principalmente ações setores cíclico, como o varejo e construção, com Americanas (AMER3), Soma (SOMA3) e JHSF (JHSF3) chegando a cair mais de 6%. Mas, quem lideram os piores desempenhos do Ibovespa são as ações de tecnologia, com Banco Inter (BIDI11) , Locaweb (LWSA3), Totvs (TOTS3) e Méliuz (CASH3), que caem mais de 13%, 8%, 7% e 6%, respectivamente.
A queda dos papéis do setor ocorre em linha com as bolsas americanas, onde o índice Nasdaq é o único que opera em queda nesta tarde, com investidores aumentando as apostas de alta de juros nos Estados Unidos, após opresidente Joe Biden reconduzir Jerome Powell à presidência do Federal Reserve (Fed, banco central americano).
A decisão , contudo, acalmou os investidores que temiam uma troca no comando do Fed enquanto a economia do país enfrenta os mais altos níveis de inflação em três décadas. Em Wall Street, apesar da queda do Nasdaq, o índice S&P 500 renovou sua máxima histórica nesta sessão.
Com o sobe e desce do mercado, seu dinheiro não pode ficar exposto. Aprenda como investir melhor.
Do lado positivo do Ibovespa, além das ações da Vale, se destacam as da TIM (TIMS3), quesobem 2,15% após o fundo norte-americano KKR avaliar a Telecom Itália, sua controladora, em 10,8 bilhões de euros. Se o negócio for concretizado, é possível que a TIM Brasil seja colocada à venda, segundo o analista Luiz Temporini, do BTG Pactual digital. Existe inclusive, a possibilidade que o valuation da operação impacte o preço das ações no mercado brasileiro.
PEC dos Precatórios vai ao Senado
No campo político, os holofotes continuam sobre a PEC dos Precatórios, cujo imbróglio foi o principal responsável por derrubar o índice na última semana. A PEC, que será debatida no plenário do Senado nesta tarde, manobra o teto de gastos para financiar o Auxílio Brasil, mas é vista pelo mercado como a proposta “menos pior” para as contas públicas.
Além de adiar parte dos pagamentos com dívidas judiciais, o texto prevê mudanças no teto, abrindo cerca de 90 bilhões de reais no orçamento para viabilizar novos gastos sociais do governo – já visando as eleições do ano que vem.
A preocupação é que a PEC acabe incluindo mais gastos do que o originalmente previsto. Ainda está na mesa, por exemplo, a possibilidade de utilizar parte do dinheiro para aumentar salários de servidores federais, o que enfrenta resistência do mercado e de parte da classe política.
A incerteza também aumenta com a demora em aprovar o texto. Qualquer alteração na PEC no Senado deve atrasar ainda mais o andamento da proposta, tendo em vista que o texto precisará voltar para a Câmara, onde já recebeu o aval dos deputados.