Qual o futuro da TIM Brasil se a controladora for comprada?

Telecom Italia foi avalia empresa em 10,8 bilhões de euros; operação pode destravar valor para os papéis na B3
 (Aluísio Alves/Reuters)
(Aluísio Alves/Reuters)
Por Da RedaçãoPublicado em 22/11/2021 10:15 | Última atualização em 29/11/2021 18:09Tempo de Leitura: 1 min de leitura

A empresa de telefonia TIM (TIMS3), viu suas ações dispararem até 9,6% na máxima nesta segunda-feira, 22, após sua controladora receber uma proposta de aquisição. O interessado é o fundo norte-americano KKR, que avaliou a Telecom Italia em 10,8 bilhões de euros.

Se o negócio for concretizado, é possível que a TIM Brasil seja colocada à venda, segundo o analista Luiz Temporini, do BTG Pactual digital. Existe inclusive, a possibilidade que o valuation da operação impacte o preço das ações no mercado brasileiro.

“A oferta está avaliando a Telecom Italia em torno de 6 vezes o múltiplo EV/Ebitda e a TIM Brasil está sendo negociada a 3,9 vezes o mesmo múltiplo. Isso implica um preço para TIM em torno de 21,5 por ação, o que daria um potencial de alta (upside) de quase 60%”, afirmou Temporini no programa Abertura de mercado desta segunda.

O analista lembra, no entanto, que o valuation da controladora não é garantia certa de ganhos para o papel brasileiro. Vale lembrar ainda que o fundo americano tem interesse apenas nas operações da Telecom Italia.

Assista ao programa Abertura de Mercado desta segunda-feira, 22 de novembro: