Mercados

Ibovespa cai de olho nos EUA; Petrobras sobe após plano

São Paulo - A preocupação com a dívida norte-americana pesou sobre as ações brasileiras nesta segunda-feira, levando o Ibovespa abaixo de 60 mil pontos. A alta das ações da Petrobras após a divulgação do plano de investimentos da estatal, no entanto, limitou a queda do principal índice da bolsa paulista. O Ibovespa <.BVSP> fechou em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2011 às 17h57.

São Paulo - A preocupação com a dívida norte-americana pesou sobre as ações brasileiras nesta segunda-feira, levando o Ibovespa abaixo de 60 mil pontos.

A alta das ações da Petrobras após a divulgação do plano de investimentos da estatal, no entanto, limitou a queda do principal índice da bolsa paulista.

O Ibovespa <.BVSP> fechou em baixa de 0,5 por cento, a 59.970 pontos. O giro do pregão foi de 4,4 bilhões de reais.

No mercado internacional, os índices Dow Jones <.DJI> e Standard & Poor's 500 <.SPX> recuaram 0,56 e 0,7 por cento, respectivamente.

"Até a semana passada, estávamos otimistas, esperando que a bolsa tivesse condições de ir até 65 mil pontos. Mas esse revés nos Estados Unidos no fim de semana, nós não estávamos contando. Trouxe uma dose extra de cautela", disse o analista-chefe da XP Investimentos, Rossano Oltramari.

Na noite de sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, rompeu negociações com o presidente Barack Obama sobre a elevação do teto da dívida do país. Os dois principais partidos do país têm planos diferentes para resolver o problema da dívida do país antes de 2 de agosto para evitar um calote e, agora, tentam fechar um novo acordo.

Ações de bancos fecharam em baixa. Itaú Unibanco caiu 2,07 por cento, a 32,15 reais, e Bradesco fechou em queda de 1,25 por cento, a 29,23 reais.

As ações preferenciais da Petrobras, no entanto, limitaram a queda do Ibovespa ao subirem 2,31 por cento, a 23,50 reais. O mercado repercutiu a aprovação na sexta-feira do plano de investimentos da estatal para 2011-2015, que somou 224,7 bilhões de dólares. [ID:nN1E76O1AY] "O plano valeu a espera, mas ainda é preciso de alguns esclarecimentos", escreveu o analista Vicente Falanga Neto, do Santander.

Ele elencou entre os pontos positivos o fato de que o investimento não foi aumentado em relação ao plano anterior e que o programa de 13,6 bilhões de dólares em desinvestimentos deve melhorar os retornos da empresa.

Outra empresa em destaque de alta foi Telemar Norte Leste , com os papéis em alta de 3,28 por cento, a 45,96 reais, em um movimento de recuperação após recentes quedas.

Entre as ações com maior volume, a preferencial de Vale subiu 0,19 por cento, a 46,25 reais.

Mais de Mercados

Petrobras bate recordes de produção em refinarias no terceiro trimestre de 2024

‘Woodstock da eletrificação’: Por que o Investor Day da WEG (WEGE3) animou os investidores

Gerdau avança no corte de custos e BTG afirma que ‘cada centavo conta’

Montadora Chery estuda IPO de US$ 7 bi em Hong Kong