GameStop vende R$ 4,8 bilhões em ações e sobe 25% no pré-mercado
Loja de games vê ações subirem após anunciar alta venda de papéis na última sexta, 24
Redator na Exame
Publicado em 28 de maio de 2024 às 08h36.
As ações da GameStop subiram até 25% no pré-mercado na terça-feira (28), após a empresa anunciar na sexta-feira (24) que arrecadou cerca de US$ 933 milhões (R$ 4,8 blhões)com a venda de ações, de acordo com informações CNBC.
As ações do varejista de videogames subiram 20,68%. Os mercados estavam programados para reabrir na terça-feira após permanecerem fechados na segunda-feira devido ao Memorial Day.
A GameStop disse na sexta-feira que arrecadou cerca de US$ 933,4 milhões vendendo 45 milhões de ações ordinárias. A empresa não divulgou o preço pelo qual as ações foram vendidas, mas afirmou que a transação foi uma oferta "at-the-market", o que significa que as ações foram vendidas a preço de mercado e não a um preço predeterminado. Os planos para a venda de ações haviam sido anunciados no início deste mês, em meio a um ressurgimento da mania das ações meme.
Ação meme
A venda ocorre após a conta de mídia social “Roaring Kitty”, que estava por trás do short squeeze de 2021 de empresas incluindo a GameStop, postar novamente online pela primeira vez desde aquele período.
As ações da GameStop dispararam dramaticamente quando a ação foi apanhada na mania, atingindo um pico de US$ 64,83 em 14 de maio, um aumento de mais de 200% em relação ao fechamento de 10 de maio. As ações caíram novamente logo depois, fechando com uma queda de mais de 50% em relação aos picos apenas dias depois, em 16 de maio.
Volatilidade histórica
Historicamente, as ações da GameStop têm sido conhecidas por sua volatilidade, especialmente durante o fenômeno das ações meme em 2021. Durante esse período, as ações da GameStop dispararam devido a um movimento coordenado de investidores de varejo no Reddit, resultando em um short squeeze que levou as ações a valores extraordinários em um curto período de tempo. Desde então, as ações têm flutuado significativamente, refletindo tanto o interesse contínuo dos investidores de varejo quanto as questões fundamentais enfrentadas pela empresa em um mercado de varejo de videogames em rápida mudança.