Fitch revisa perspectiva do Banco Sofisa para estável

Agência afirmou os ratings nacionais do banco em A, para longo prazo, e F1 para curto prazo
Banco Sofisa: com mercado competitivo, instituição pode encontrar dificuldades para apresentar melhoras adicionais em sua rentabilidade (Divulgação)
Banco Sofisa: com mercado competitivo, instituição pode encontrar dificuldades para apresentar melhoras adicionais em sua rentabilidade (Divulgação)
F
Firas FreitasPublicado em 01/08/2012 às 14:11.

São Paulo - A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou, em nota enviada ao mercado nesta quarta-feira, as notas nacionais de curto prazo do Banco Sofisa (SFSA4) em F1. Ao mesmo tempo, a agência revisou a perspectiva do rating nacional de longo prazo do banco, avaliada com a nota A, de negativa para estável.

Segundo informou, os ratings refletem a visão de que o Sofisa conteve a tendência de deterioração da rentabilidade após o redirecionamento estratégico realizado pelo banco, que seguiu a decisão tardia de se retirar do segmento de varejo.

A Fitch destaca que esse novo posicionamento do banco tem se traduzido em melhores margens operacionais, próximas às dos patamares históricos. A margem passou de 5,5%, no primeiro trimestre de 2011, para 8% no mesmo período de 2012.

“A melhora das margens, aliada à estabilização das despesas administrativas após os ajustes implementados na estrutura do banco, deverá favorecer a recuperação gradual da rentabilidade do Sofisa”, mostra na nota.

Entretanto, a agência ressalta que o banco ainda deve encontrar dificuldades para apresentar melhoras adicionais em sua rentabilidade a curto e médio prazos, tendo em vista o cenário muito competitivo entre as instituições financeiras de mesmo porte.