Mercados

Fator Grécia faz bolsas asiáticas fecharem no positivo

A evolução do impasse da dívida grega pesou favoravelmente no otimismo dos investidores

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2012 às 07h57.

Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia fechou em alta nesta terça-feira. A evolução do impasse da dívida grega pesou favoravelmente no otimismo dos investidores. O bom resultado também acabou favorecido por fatores locais.

A Bolsa de Hong Kong recuperou parte da perda da véspera, estimulada pelo acordo europeu contra a crise do euro. O Hang Seng subiu 230,08 pontos, ou 1,14%, e encerrou aos 20.390,49 pontos - nas últimas oito sessões, o índice ganhou 7,2%.

Com recuperação no final do pregão, as bolsas da China fecharam no positivo. Os índices foram impulsionados pelas esperanças de que o governo poderá permitir que os fundos de pensão locais invistam no mercado acionário. O Xangai Composto subiu 0,3% e terminou aos 2.292,61 pontos - no mês, o índice acumulou alta de 4,2%, no primeiro resultado positivo em três meses. Já o Shenzhen Composto ficou estável aos 855,20 pontos.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou em alta de 1,48%, aos 7.517,08 pontos, com o sentimento de que o novo governo deverá estreitar relações comerciais com a China. Os investidores, porém, ainda estão hesitantes em fazer grandes apostas em virtude do ambiente econômico global instável.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul também fechou positiva. O índice Kospi subiu 0,79%, aos 1.955,79 pontos, com um forte movimento de compras, estimulado por aquisições no fim do pregão. Investidores estrangeiros compraram, principalmente, ações dos setores químico, de aço, financeiro e de tecnologia.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney foi incapaz de segurar os ganhos iniciais e fechou em baixa. Os investidores permaneceram de lado no período que antecede a publicação de lucros corporativos domésticos. O otimismo em torno da reestruturação da dívida grega não ajudou o mercado australiano, que assumiu postura defensiva. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,23%, aos 4.262,70 pontos.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou no campo positivo. O PSEi subiu 0,8%, aos 4.682,44 pontos.

Na Malásia, o índice KLCI, composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, recuperou 0,5% perdidos na véspera e terminou aos 1.521,29 pontos.

A Bolsa de Cingapura também encerrou em elevação. O Straits Times Index (STI) subiu 0,6% e terminou aos 2.906,69 pontos.

Na Indonésia, o índice composto da Bolsa de Jacarta avançou 0,7%, aos 3.941,643 pontos.

Mais de Mercados

Ouro fecha semana em recorde histórico, acima de R$ 13,8 mil por onça

Ibovespa inverte sinal e se afasta na máxima histórica

Ações da Bayer disparam após vitória na Justiça dos EUA

B3 divulga 2ª prévia do Ibovespa para janela de setembro a dezembro de 2024; veja como ficou

Mais na Exame