Mercados

EUA exportam petróleo pela primeira vez em 40 anos

As exportações de petróleo começaram menos de um mês depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, assinar a lei que aboliu a proibição


	Petróleo: as exportações começaram menos de um mês depois de Barack Obama assinar a lei que aboliu a proibição
 (©AFP/File / Mandel Ngan)

Petróleo: as exportações começaram menos de um mês depois de Barack Obama assinar a lei que aboliu a proibição (©AFP/File / Mandel Ngan)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2016 às 10h22.

Washington - Mal secou a tinta da legislação que suspendeu a proibição às exportações de petróleo dos EUA, em vigor havia quarenta anos, e as petrolíferas norte-americanas já estão se movimentando para fazer seus primeiros embarques.

Dois navios com carregamentos de petróleo zarparam de portos no Texas nas duas últimas semanas e há expectativa de mais embarques. As primeiras vendas seguiram para a Europa mas, no longo prazo, a América Latina e a Ásia deverão se tornar clientes dos EUA, segundo especialistas da indústria.

As exportações de petróleo começaram menos de um mês depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, assinar a lei que aboliu a proibição.

Grandes empresas de infraestrutura, como a Plains All American Pipeline e a Enterprise Product Partners, passaram os últimos anos investindo bilhões de dólares na construção de novos oleodutos, tanques de armazenamento e docas em portos.

O primeiro carregamento de petróleo partiu de Corpus Christi, no Texas, na véspera do ano-novo, e foi feito pela ConocoPhillips, com destino ao Estado alemão da Baviera.

Outro carregamento foi feito a partir do terminal da Enterprise em Houston, no começo do ano, e segue para a cidade francesa de Marselha. De lá, o petróleo será transportado via oleoduto para uma refinaria na Suíça.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaComércio exteriorEnergiaEstados Unidos (EUA)ExportaçõesPaíses ricosPersonalidadesPetróleoPolíticos

Mais de Mercados

Não é só o Brasil: Argentina faz maior venda de reservas internacionais em um dia para segurar dólar

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo

Japão evita dar pistas sobre aumento dos juros e vai acompanhar os riscos à economia

Ibovespa ganha fôlego com bancos, Petrobras e Vale e fecha acima dos 121 mil pontos