Exame Logo

Edemir diz que mudanças de regra atrapalham mercado

Presidente da BM&FBovespa criticou o aumento do IOF

"Temos que ter estabilidade nas regras", disse o diretor presidente da Bovespa, Edemir Pinto (Arquivo)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2010 às 16h16.

São Paulo - O diretor presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, criticou hoje a iniciativa do governo de taxar o investimento estrangeiro em renda fixa com Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Segundo ele, mudanças de regra contribuem para aumentar as incertezas regulatórias, diminuindo o apetite do investidor para trazer recursos para o Brasil.

O governo elevou a taxação sobre os investimentos estrangeiros em renda fixa numa tentativa de evitar uma excessiva apreciação do real.

Veja também

"Temos que ter estabilidade nas regras, porque isso acaba trazendo um desconforto para o mercado como um todo. Entendo a necessidade do governo de administrar a apreciação do real, mas também reconheço que essas mudanças de regra do jogo atrapalham o País, atrapalham o desenvolvimento do mercado", afirmou, durante 11º Congresso Internacional de Governança Corporativa do IBGC, realizado no Rio. "Isso preocupa".

Segundo Edemir, não foram registradas reclamações de estrangeiros sobre a medida. "Não percebi nenhum movimento de estrangeiros, nem eles fizeram contato com a bolsa, isso é um sentimento nosso."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame