Mercados

Dólar exibe queda ante real, mas mercado segue cauteloso

São Paulo - O dólar recuava ante o real nesta sexta-feira, em meio à relativa melhora no humor externo, mas o mercado mantinha alguma cautela antes da divulgação dos testes de estresse em bancos europeus. Às 11h11, a moeda norte-americana cedia 0,25 por cento, para 1,574 real na venda, anulando a alta de 0,25 por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2011 às 11h26.

São Paulo - O dólar recuava ante o real nesta sexta-feira, em meio à relativa melhora no humor externo, mas o mercado mantinha alguma cautela antes da divulgação dos testes de estresse em bancos europeus.

Às 11h11, a moeda norte-americana cedia 0,25 por cento, para 1,574 real na venda, anulando a alta de 0,25 por cento da véspera, quando investidores reagiram negativamente a comentários do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, de que ainda não seria o momento para oferecer mais estímulos à economia.

"O mercado ainda está cauteloso antes da divulgação dos testes de estresse na Europa. Mas, de qualquer forma, o clima no exterior deu uma melhorada", disse Ovídio Soares, operador de câmbio da Interbolsa do Brasil.

Investidores aguardam para as 13h o resultado dos testes de estresse aplicados nos principais bancos europeus, que deverão mostrar que 15 instituições menores poderiam ter problemas num cenário de recessão prolongada.

O euro recuava 0,2 por cento ante o dólar, que operava perto da estabilidade frente a uma cesta de divisas.

Contudo, o noticiário corporativo dava algum suporte ao humor dos agentes, que viam nos sólidos resultados de Google e Citigroup sinais de que o ritmo da recuperação dos EUA ainda se mantém.

O lucro do Google saltou a 2,51 bilhões de dólares no segundo trimestre, com um salto de 36 por cento nas receitas, que alcançaram 6,92 bilhões de dólares. No caso do Citigroup, o lucro disparou 24 por cento no mesmo período, somando 3,34 bilhões de dólares.

A maior disposição dos agentes também era refletida pelo comportamento das bolsas de valores de Nova York, onde os principais índices subiam.

Profissionais apontam que o comportamento do dólar no Brasil deve seguir influenciado pela elevada taxa de juros local, ainda mais com a perspectiva de novo aumento sobre a Selic na próxima semana.

Pesquisa da Reuters divulgada na quinta-feira mostrou que todas as 21 instituições financeiras consultadas acreditam em elevação de 0,25 ponto percentual sobre o juro básico na próxima quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado