Dólar bate R$ 4,12 e Banco Central não interfere
A moeda caminha para fechar em alta pelo sétimo dia consecutivo
Karla Mamona
Publicado em 23 de agosto de 2018 às 15h47.
Última atualização em 23 de agosto de 2018 às 15h51.
São Paulo - O dólar comercial registrava forte valorização de 1,58% na tarde desta quinta-feira. Por volta das 15h30, a moeda era vendida por R$ 4,12.
Se a alta for mantida, o dólar caminha para fechar em valorização pelo sétimo dia consecutivo. Até o momento, o Banco Central não anunciou qualquer interferência no mercado de câmbio.
Em relatório enviado aos clientes, a Guide Investimentos afirmou que a equipe econômica do BC continua acompanhando a valorização do dólar, mas avalia que ainda não há necessidade de intervir.
“Segundo interlocutores do governo, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, e o presidente do BC, Ilan Goldfajn, não intensificaram as conversas nos últimos dias, o que sinaliza que estão tranquilos com o quadro no câmbio. Mas isso não impede que o BC venha a atuar futuramente caso a moeda continue a subir.”
O dólar tem sido fortemente impactado pelo cenário interno. Os resultados das últimas pesquisas eleitorais decepcionaram os investidores. O desempenho de Geraldo Alckmin (PSDB), considerado o candidato mais comprometido com o ajuste fiscal, não agradou. Somado a isso, o mercado se mostra preocupado com a possibilidade do PT disputar o segundo turno.
Já no mercado externo, a nova rodada de tarifas comerciais entre Estados Unidos e China têm pressionado a moeda. Os investidores também aguardam o encontro dos representantes dos principais bancos centrais globais na cidade norte-americana de Jackson Hole a partir de sexta-feira, quando o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, tem discurso previsto.