Exame Logo

Cúpula da UE traz cautela a bolsas europeias

Por Gustavo Nicoletta Londres - Os principais índices do mercado de ações da Europa fecharam em território positivo, em sua maioria, mas permaneceram perto da estabilidade, refletindo a cautela dos investidores antes do desfecho da reunião do Conselho Europeu, que durará dois dias e deve trazer mais definição sobre o mecanismo de financiamento para países […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2010 às 15h12.

Por Gustavo Nicoletta

Londres - Os principais índices do mercado de ações da Europa fecharam em território positivo, em sua maioria, mas permaneceram perto da estabilidade, refletindo a cautela dos investidores antes do desfecho da reunião do Conselho Europeu, que durará dois dias e deve trazer mais definição sobre o mecanismo de financiamento para países da região que passarem por dificuldades financeiras.

Veja também

"Acho que os mercados estão numa fase de redução de exposição antes do final do ano", disse o estrategista Peter Dixon, do Commerzbank. "Não faz muito sentido assumir grandes posições nesse estágio", acrescentou. Segundo ele, o volume de negócios desta semana ficou pelo menos 25% abaixo da média.

O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 fechou em alta de 0,91 ponto, ou 0,33%, a 277,44 pontos. O índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, caiu 0,46 ponto, ou 0,01%, para 5.881,12 pontos. Na Bolsa de Paris, o CAC 40 avançou 8,17 pontos, ou 0,21%, para 3.888,36 pontos. O Xetra DAX, da Bolsa de Frankfurt, fechou em alta de 8,03 pontos, ou 0,11%, para 7.024,40 pontos, enquanto o Ibex 35, da Bolsa de Madri, teve ganho de 0,50 ponto, para 10.010,30 pontos.

As ações da BP fecharam em queda de 1,37% após o governo dos EUA ter aberto um processo cível contra a companhia por causa do derramamento de petróleo no Golfo do México.

Entre os bancos espanhóis, Banco Popular caiu 1,46%, Banesto recuou 0,97% e BBVA perdeu 0,41%. Parte do declínio foi motivado pelo fato de a Espanha ter sido obrigada a oferecer retornos maiores para os investidores durante um leilão de bônus soberanos realizado mais cedo. A Espanha vendeu 2,401 bilhões de euros em bônus de 10 e 15 anos no mercado internacional.

Em Atenas, o índice ASE subiu 2,40 pontos, ou 0,16%, para 1.487,39 pontos. Após o fechamento da bolsa, a agência de classificação de risco Moody's colocou o rating dos bônus governamentais em moeda local e em moeda estrangeira da Grécia em revisão para possível rebaixamento.

Um indicador divulgado hoje mostrou que o setor privado da zona do euro se expandiu em um ritmo mais lento em dezembro. O índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) composto - que reúne tanto o segmento industrial quanto o de serviços - caiu para 55,0, de 55,5 em novembro. Leituras acima de 50 indicam expansão da atividade.

Já o índice de preços ao consumidor da zona do euro subiu 0,1% em novembro ante outubro e avançou 1,9% na comparação com novembro do ano passado, informou a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat. O núcleo do índice, que exclui preços de energia, alimentos, tabaco e bebidas alcoólicas, caiu 0,1% em novembro ante outubro e subiu 1,1% na comparação com novembro de 2009. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame