Exame Logo

Com cupons de até 70% de desconto, Mercado Livre começa Black Friday em outubro

Plataforma de marketplace espera um crescimento acima de 20% sobre as vendas de 2021

Mercado Livre: Antecipação de promoções e cupons de até 70% de descontos para vendas na Black Friday crescerem mais de 205 (Leandro Fonseca/Exame)
RB

Raquel Brandão

Publicado em 19 de outubro de 2022 às 13h40.

Última atualização em 8 de novembro de 2022 às 19h06.

Para a Black Friday não competir com a Copa do Mundo, da plataforma de marketplace Mercado Livre (MELI) resolveu antecipar as ações promocionais. Em outubro já começou o "aquecimento" para a Black Friday, que oficialmente acontece no fim de novembro e já se consolidou como o principal evento de vendas do segundo semestre. Segundo pesquisa da varejista com a Ipsos, 80% dos brasileiros querem comprar on-line neste ano e também 80% querem gastar até R$ 2 mil, um tíquete médio mais alto do que edições passadas.

"São duas datas que concentram muita intenção de compra. A Copa traz um desafio adicional, já que existe uma necessidade de se preparar para acompanhar os jogos. Estamos, então, trabalhando para a proveitar todo esse impulso de compras ao longo de outubro já, dado que vamos ter algumas pausas no período tradicional da data", contou a diretora de marketplace do Mercado Livre,Julia Rueff. "A maneiraque nos organizamos vai mitigar os efeitos das pausas pelos jogos e já sentimos algum efeito de aumento [das vendas] até aqui."

Veja também

LEIA MAIS

Neste ano, além das faixas de preços mais baixos para a Black Friday, a companhia criou uma campanha com cupons de descontos, que podem chegar a até 70% do valor do produto. "Os descontos são acumulativos. O consumidor vai ter uma amplitude muito maior de descontos", diz Júlia. O usuário da plataforma terá uma espécie de carteira virtual que vai concentrar todos os cupons. Também vai ter um espaço para vídeos curtos para avaliação de produtos  por influenciadores e consumidores. Mas o selo de Black Friday só começa a aparecer em novembro.

O movimento de antecipação das ações promocionais de olho na Copa do Mundo é similar ao de concorrentes do comércio, como a Americanas (AMER3) que criou uma campanha com o narrador Galvão Bueno para vendas de TVs ou as Casas Bahia, do grupo VIA (VIIA3) , que criou a campanha Gol de Pix. O Magazine Luiza (MGLU3) lançou a promoção "Troca Tudo no Magalu", com foco nas TVs.

Investimentos em logística e expectativa de crescer mais de 20%

A expectativa do grupo é bater recorde de vendas na edição de 2022, com avanço de mais de 20% ante o ano passado. "Se pensarmos no cenário atual macroeconômico é bem expressivo." A comunicação de Black Friday começou na última segunda-feira, 17, com oferta de cupons de desconto e frete grátis em alguns produtos. "O nível de agressividade promocional vai ser observado em outubro e novembro. O investimento em cupons é superior ao do ano passado", conta a diretora.

Sem revelar quanto está investindo na operação logística, a empresa destaca que os investimentos de R$ 17 bilhões feitos ao longo do ano já devem ter reflexo nas entregas durante o evento. Hoje, 30% das vendas da plataforma já têm entrega am até 1 dia. Em agosto, o Mercado Livre anunciou seu primeiro centro de consolidação ("sortation center"), em Cajamar (SP), capaz de consolidar mais de 450 mil pacotes.

Além da estrutura logística, a aposta da empresa para aumentar as vendas na data está nos vendedores da plataforma. O Mercado Livre intensificou parcerias com grandes marcas, como Farm, Heineken e Samsung. Também já treinou mais de 10 mil vendedores para a data, com foco nos pequenos e médios vendedores.

Acompanhe tudo sobre:Black FridayBlack Friday 2022Copa do MundoMercado LivreVarejo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame