Mercados

Cautela pressiona mercado da Ásia mesmo após acordo na Grécia

Líderes políticos gregos fecharam um acordo sobre medidas de austeridade e reformas necessárias para a concessão de um segundo pacote de ajuda externa

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2012 às 07h02.

Tóquio - As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira, com investidores preocupados sobre o compromisso da Grécia com a reestruturação de sua dívida mesmo após o tão aguardado acordo do país sobre reformas fiscais para garantir financiamento internacional.

Os líderes políticos gregos fecharam um acordo sobre medidas de austeridade e reformas necessárias para a concessão de um segundo pacote de ajuda externa ao longo de dois anos, e um acordo de troca de dívida entre a Grécia e seus credores privados estava praticamente finalizado.

Mas o presidente do Eurogroup, Jean-Claude Juncker, estabeleceu três condições, dizendo que o Parlamento da Grécia precisa aprovar o pacote, que é preciso definir mais 325 milhões de euros em cortes de gastos estatais, e que garantias políticas precisam ser dadas para a implementação do plano.

Às 7h33, o índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,47 por cento, afastando-se ainda mais da máxima em seis meses alcançada na véspera.

"Eu não acho que alguém pense que será uma solução única e certeira ao desafio. Isso vai acabar sendo uma história sem fim e eu acho que é dessa forma que os investidores estão pensando", disse o diretor de pesquisa de mercados financeiros do Rabobank International para a região Ásia-Pacífico, Adrian Foster, em Hong Kong.

Além disso, na Ásia, o comércio da China encolheu em janeiro sobre o ano anterior, com o fechamento de fábricas durante o Ano Novo Lunar exacerbando a desaceleração da demanda externa.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,61 por cento, após a alta do início do pregão.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,04 por cento. O mercado recuou 1,08 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan perdeu 0,61 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai teve leve alta de 0,10 por cento. Cingapura retrocedeu 0,71 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 0,88 por cento.

Mais de Mercados

BB quer mais risco no crédito: “vamos buscar nossa fatia justa de mercado”

Casas Bahia sobe 19% na bolsa após reverter prejuízo no segundo trimestre

Bumble corta previsão de crescimento e ações desabam mais de 65% em dois dias

Ibovespa opera em alta de olho em mercado de trabalho americano; dólar cai a R$ 5,61

Mais na Exame