Mercados

Mercado espelha exterior e dólar opera quase estável

São Paulo - O dólar operava praticamente estável frente ao real na manhã desta quarta-feira, espelhando o comportamento da moeda nos mercados internacionais. Não há indicadores previstos nos EUA e o foco recai sobre o discurso do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke. Às 10h18, o dólar era vendido a 1,669 real, em leve alta […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 10h00.

São Paulo - O dólar operava praticamente estável frente ao real na manhã desta quarta-feira, espelhando o comportamento da moeda nos mercados internacionais. Não há indicadores previstos nos EUA e o foco recai sobre o discurso do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke.

Às 10h18, o dólar era vendido a 1,669 real, em leve alta de 0,12 por cento. Frente a uma cesta de moedas <.DXY>, o dólar caía 0,08 por cento. O euro subia 0,16 por cento, a 1,3649 dólar.

"No decorrer do dia, os analistas deverão voltar suas atenções para o discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke... No mercado de câmbio, após uma apreciação do real ontem frente à moeda norte-americana, hoje, a moeda brasileira deverá apresentar pequena depreciação frente ao dólar", avaliou o Bradesco, em relatório diário sobre o mercado.

Segundo operadores internacionais, a elevação de juro na China, anunciada na véspera, já foi absorvida pelo mercado e a alta no rendimento dos Treasuries ajudava a dar suporte ao dólar.

Em meio ao aumento das apostas de que o Fed pode voltar a subir o juro este ano por causa da recuperação da economia, o depoimento de Bernanke perante o Comitê Orçamentário da Câmara dos EUA, a partir das 13h (horário de Brasília), ganha destaque.

Por aqui, os investidores também aguardam a divulgação dos cortes no Orçamento pelo governo, prevista para esta semana, e monitoram a atuação do Banco Central. Nesta quarta-feira acontece a primeira liquidação da compra de dólares a termo feita na semana passada.

"O Banco Central tem comprado bastante tanto no mercado à vista quanto no a termo e swaps cambiais, e a gente tem tido fluxo forte de entrada de divisas... por isso que temos tido essa estabilidade", explicou Thais Marzola, economista-chefe da Rosenberg e Associados.

Na véspera, o dólar caiu 0,77 por cento frente ao real por conta do fluxo positivo. O Banco Central atualiza os dados sobre o fluxo cambial nesta quarta-feira, por volta das 12h30.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Petrobras (PETR4) e Gerdau (GGBR4) assinam acordo para estudos de negócios de baixo carbono

Apple frustra expectativas ao lançar iPhone 16 com IA tímida; empresa perde US$ 60 bi

Trump perde US$ 4 bilhões com queda de ações da sua empresa

Grupo Mateus cai mais de 4% na bolsa após entrar na mira da Receita Federal