Dólar opera quase estável ante real em dia de giro fraco
São Paulo - O dólar mostrava relativa estabilidade contra o real nesta segunda-feira, mantendo-se ao redor da mínima em um mês, em meio a um reduzido volume de negócios e fluxo limitado. Ás 11hx, a moeda norte-americana tinha oscilação positiva de 0,12 por cento, a 1,689 real na venda. Na sexta-feira, a cotação recuou abaixo […]
Da Redação
Publicado em 6 de dezembro de 2010 às 18h52.
São Paulo - O dólar mostrava relativa estabilidade contra o real nesta segunda-feira, mantendo-se ao redor da mínima em um mês, em meio a um reduzido volume de negócios e fluxo limitado.
Ás 11hx, a moeda norte-americana tinha oscilação positiva de 0,12 por cento, a 1,689 real na venda. Na sexta-feira, a cotação recuou abaixo de 1,70 real pela primeira vez desde 9 de novembro, no piso em quase um mês.
"O mercado aqui continua com a tendência de ficar 'pesado' (vendido) e não vejo disposição para o pessoal comprar dólar", disse José Carlos Amado, operador de câmbio da corretora Renascença.
Segundo dados mais recentes da BM&FBovespa, os investidores estrangeiros mantiveram na sexta-feira quase 11 bilhões de dólares em exposição vendida em moeda norte-americana. Na prática, tais posições indicam apostas na desvalorização do dólar.
"O volume está fraco e não estou vendo fluxo. Isso ajuda a tirar ainda mais players do mercado, já que eles veem pouca oportunidade de fazer ganhos", acrescentou Amado.
De acordo com números parciais da clearing (câmara de compensação) da BM&FBovespa, o volume negociado até às 11h20 somava pouco menos que 300 milhões de dólares.
O mercado pouco reagia à queda do euro ante o dólar, diante da cautela de investidores com o encontro entre ministros de Finanças da zona do euro nesta segunda-feira, na qual o tamanho de uma rede de segurança para os países do bloco deve ser discutido.
A agenda era fraca tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Por aqui, a balança comercial brasileira abriu dezembro com um superávit de 580 milhões de dólares na primeira semana do mês, levando o saldo positivo acumulado no ano a 15,513 bilhões de dólares