Brent opera acima de US$102 por riscos de suprimento
Exportações líbias têm aumentado nas últimas semanas, apesar de uma recuperação adicional parecer incerta, dizem analistas
Da Redação
Publicado em 25 de agosto de 2014 às 09h59.
Londres - O petróleo Brent operava acima 102 dólares por barril nesta segunda-feira com o apoio de tensões geopolíticas na Ucrânia e na Líbia, embora uma ampla oferta limitasse a recuperação da maior baixa em 14 meses registrada na semana passada.
As exportações líbias têm aumentado nas últimas semanas, apesar de uma recuperação adicional parecer incerta, dizem analistas.
O Brent subia 0,24 por cento, para 102,55 dólares por barril às 9h35 (horário de Brasília). O contrato atingiu uma mínima de 14 meses de 101,07 dólares em 19 de agosto. O petróleo nos Estados Unidos subia 0,11 por cento para 93,77 dólares por barril.
"Os preços do petróleo tendem a se estabilizar, então não temos a expectativa de que os preços caiam ainda mais", disse Carsten Fritsch, analista do Commerzbank. "Os riscos para a oferta de petróleo ainda são consideráveis." A fraca demanda e produção saudável ajudaram a criar um excesso de oferta na bacia do Atlântico, empurrando Brent para seu mais longo contango desde o início de 2011, disse o banco Morgan Stanley.
Em um mercado contango, os contratos para fornecimento imediato são mais baratos do os de entrega mais longa.