Mercados

Índice da Bovespa sobe após quatro quedas, mercado avalia China

SÃO PAULO, 10 de dezembro (Reuters) - A Bovespa operava em leve alta nesta sexta-feira, enquanto a notícia de que a China elevou o depósito compulsório era digerida pelo mercado. Às 12h46, o Ibovespa <.BVSP> tinha valorização de 0,31 por cento, para 68.092 pontos, depois de ter caído nas quatro sessões anteriores. O giro financeiro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 18h00.

SÃO PAULO, 10 de dezembro (Reuters) - A Bovespa operava em leve alta nesta sexta-feira, enquanto a notícia de que a China elevou o depósito compulsório era digerida pelo mercado.

Às 12h46, o Ibovespa <.BVSP> tinha valorização de 0,31 por cento, para 68.092 pontos, depois de ter caído nas quatro sessões anteriores. O giro financeiro era de 1,4 bilhão de reais.

Pela manhã, o banco central da China elevou o depósito compulsório dos bancos pela terceira vez em um mês, em uma tentativa de controlar a inflação.

A decisão de elevar o compulsório e não a taxa de juros sugere que o banco central optou por uma postura mais amena de aperto monetário por enquanto.

"Apesar da alta no compulsório na China, os negócios estarão comedidos a espera de novas orientações", afirmou a corretora Planner em seu boletim diário.

Mesmo com a leve alta do Ibovespa, alguns participantes acreditam que a medida chinesa possa pesar ao longo do pregão.

"A abertura é em alta, corrigindo das quedas consecutivas. Acreditamos que o mercado poderá realizar um pouco mais com a medida adotada pela China", afirmou a Brava Investimento em relatório.

Em Wall Street, os principais índices abriram em leve alta.

No Ibovespa, as ações preferenciais da Petrobras exibiam alta de 0,7 por cento, para 25,58 reais, enquanto as preferenciais da Vale tinham valorização de 0,57 por cento, para 49,74 reais.

A maior alta do índice era da Brasil Ecodiesel , que disparava 7,9 por cento, para 1,09 reais.

Outra alta expressiva vinha da Duratex , que avançava 2,96 por cento, a 18,11 reais. A analista Renata Faber do Itaú elevou nesta sexta-feira a recomendação para a Duratex de "market perform" para "outperform", na esteira do fraco desempenho recente nos últimos.

(Reportagem de Rodolfo Barbosa; edição de Aluísio Alves)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame