EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 11 de fevereiro de 2011 às 12h59.
São Paulo - O mercado brasileiro de ações respirava pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira, com o Ibovespa perto de 65 mil pontos em meio à busca de boas oportunidades de compra pelos investidores após a forte queda das últimas semanas.
O principal índice das ações brasileiras <.BVSP> subia 0,25 por cento, para 64.740 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,2 bilhão de reais.
Na quarta-feira, o Ibovespa teve o pior pregão do ano, com baixa de mais de 2 por cento, ao menor nível desde agosto. A queda das ações, alimentada pela saída de investidores estrangeiros rumo a bolsas nos mercados desenvolvidos, abriu espaço para a busca de pechinchas no Brasil.
"Teoricamente, não tem nada de novo. O que aconteceu foi um descolamento muito grande da bolsa daqui com a maioria das bolsas desenvolvidas, do primeiro mundo", disse Rodrigo Falcão, operador da corretora Icap. "É uma oportunidade de compra."
Entre os destaques estão as ações de papel e celulose, com ganhos de 3,60 por cento de Fibria , a 24,76 reais, e de 1,87 por cento de Klabin , a 5,45 reais.
Em relatório, o analista Marcos Assumpção, da Itaú Corretora, elevou as estimativas para as empresas do setor. "As quedas recentes oferecem uma boa oportunidade de entrada", escreveu o analista, que aumentou a projeção de preços de celulose para 2011 de 780 dólares por tonelada para 845 dólares e, para 2012, de 800 dólares por tonelada para 890 dólares.
Duratex também tinha uma das maiores altas do Ibovespa, 2,45 por cento, a 15,86 reais, após o JPMorgan iniciar a cobertura da empresa recomendando exposição acima da média (overweight) e preço-alvo de 20 reais. A produtora de madeira industrializada "se beneficia do crescimento do mercado imobiliário e da renda disponível no Brasil", afirmaram os analistas Debbie Bobovnikova e Lucas Ferreira.
Vale PN perdia 0,04 por cento, a 48,89 reais, e Petrobras PN tinha valorização de 0,49 por cento, a 26,40 reais.
O destaque de queda era a ação da OGX Petróleo , que perdia 2,13 por cento, a 17,48 reais, em uma correção da subida recente das ações após o anúncio de um poço de petróleo com alto potencial produtivo na bacia de Campos.
Fora do Ibovespa, as ações da HRT Petróleo e da Cetip subiam com força após serem incluídas na composição do índice MSCI-Brasil. A inclusão dos dois papéis entra em vigor no dia 28 de fevereiro. A ação da HRT subia 5,10por cento, para 1.749 reais, e os papéis da empresa de custódia de ativos e títulos tinha alta de 4,09 por cento, a 24,66 reais.