Ibovespa cai por dados externos e saída de estrangeiros
São Paulo - Os dados de emprego divulgados nos Estados Unidos e a saída de investidores de mercados emergentes levavam a Bovespa a operar em queda na tarde desta sexta-feira.</p> O Ibovespa <.BVSP> recuava 1,96 por cento, a 65.457 pontos, às 15h30. O giro financeiro estava em 4,4 bilhões de reais. "Os dados do payroll […]
Da Redação
Publicado em 4 de fevereiro de 2011 às 14h44.
São Paulo - Os dados de emprego divulgados nos Estados Unidos e a saída de investidores de mercados emergentes levavam a Bovespa a operar em queda na tarde desta sexta-feira.</p>
O Ibovespa <.BVSP> recuava 1,96 por cento, a 65.457 pontos, às 15h30. O giro financeiro estava em 4,4 bilhões de reais.
"Os dados do payroll foram decepcionantes, e o desemprego só caiu por influência das nevascas", disse o sócio da M2 Investimentos, Bruno Lembi.
A economia norte-americana abriu apenas 36 mil postos de trabalho em janeiro, contra expectativa de 145 mil empregos. A taxa de desemprego, porém, apurada por pesquisa diferente, caiu para 9 por cento, a menor desde abril de 2009.
"Além disso, temos visto nos últimos dias uma tendência de saída de investidores dos mercados emergentes em direção aos Estados Unidos. Há uma visão um pouco pessimista sobre o Brasil no curto prazo, também", disse Lembi, referindo-se ao temor sobre inflação e aperto monetário no país.
As duas ações mais líquidas do Ibovespa registravam queda, mas ambas não estão entre as principais desvalorizações do dia. Enquanto a Vale PNA caía 1,54 por cento, a 50,45 reais, a Petrobras PN cedia 0,93 por cento, a 27,77 reais.