Mercados

Bovespa fecha em queda pelo 2º dia por realização de lucros

A Bovespa fechou no vermelho hoje pelo segundo pregão consecutivo, diante de nova realização de lucros e com destaque para a queda acentuada de papéis da Vale


	Mulher passa em frente a logotipo da Bovespa: de acordo com dados preliminares, o Ibovespa encerrou em queda de 0,32%
 (Nacho Doce/Reuters)

Mulher passa em frente a logotipo da Bovespa: de acordo com dados preliminares, o Ibovespa encerrou em queda de 0,32% (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2015 às 18h17.

São Paulo - A Bovespa fechou no vermelho nesta quinta-feira pelo segundo pregão consecutivo, diante de nova realização de lucros, com destaque para a queda mais acentuada dos papéis ordinários da mineradora Vale e de ações de siderúrgicas.

O declínio de Petrobras ON também pesou nos negócios, assim como se destacou a queda de Eletrobras, em sessão recheada de resultados corporativos e recuo dos preços de commodities no exterior.

Contudo, o principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa, encerrou em queda de apenas 0,32 por cento, a 56.921 pontos, longe da mínima do dia, quando caiu cerca de 1 por cento. O volume financeiro no pregão somou 6,4 bilhões de reais.

O gestor Joaquim Kokudai, sócio na JPP Capital Gestão de Recursos, destacou que os papéis da Vale e da Petrobras têm tido uma dinâmica própria e considerou "natural" o movimento nesta sessão após altas recentes.

"Vale corrigiu para cima com a recuperação nos preços do minério de ferro e após a divulgação do balanço, mas o cenário para o minério ainda é desafiador, enquanto Petrobras melhorou com a divulgação do balanço auditado e anúncio de medidas para desalavancar, mas também segue com horizonte complicado", disse.

Ele destacou ainda que a ata da última reunião de política monetária do Banco Central sinalizou a intenção da instituição de buscar ancorar as expectativas da inflação a qualquer custo, o que embora positivo para credibilidade da autoridade monetária, tem um custo adicional para uma atividade já fraca.

*Texto atualizado às 18h16

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIbovespaMercado financeiroMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Ações da Tesla caem no aftermarket após queda de 45% no lucro do 2º tri

Biden sai e Kamala entra? Como o turbilhão nos EUA impacta as ações americanas, segundo o BTG

Por que Mohamed El-Erian, guru de Wall Street, está otimista com o cenário econômico

Ibovespa fecha em queda de 1% pressionado por Vale (VALE3)

Mais na Exame