Mercados

Bovespa acompanha NY e sobe 0,34%; Vale fecha estável

Por Silvio Cascione SÃO PAULO - O principal índice das ações brasileiras fechou em alta nesta sexta-feira, seguindo o viés das bolsas internacionais após dados positivos da economia dos Estados Unidos.</p> O Ibovespa subiu 0,34 por cento, a 67.765 pontos. Na semana, o índice teve valorização de 1,32 por cento. O giro financeiro do pregão […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2011 às 20h31.

Por Silvio Cascione SÃO PAULO - O principal índice das ações brasileiras fechou em alta nesta sexta-feira, seguindo o viés das bolsas internacionais após dados positivos da economia dos Estados Unidos.</p>

O Ibovespa subiu 0,34 por cento, a 67.765 pontos. Na semana, o índice teve valorização de 1,32 por cento. O giro financeiro do pregão foi de 5,7 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, o índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,32 por cento. O crescimento da economia norte-americana no quarto trimestre de 2010 foi revisado para a taxa anualizada de 3,1 por cento, informou o Departamento de Comércio, nesta sexta-feira, em estimativa final, mais que a leitura anterior de 2,8 por cento.

"Houve uma alta até de certa forma generalizada, acompanhando o mercado lá de fora. Mas o volume não foi dos maiores", disse José Góes, analista econômico da Win Trade, home broker da Alpes Corretora.

Com o maior giro do pregão, Vale PNA teve leve queda de 0,04 por cento, a 46,88 reais, em dia volátil. O mercado tem acompanhado de perto notícias sobre o presidente da empresa, Roger Agnelli, cuja permanência no cargo é tida como improvável diante da pressão do governo federal.

Em comunicado, Agnelli, negou nesta sexta-feira qualquer envolvimento político relacionado à possível mudança no comando da mineradora. A nota foi divulgada após relatos na mídia terem informado que ele teria buscado apoio com políticos da oposição contra a intenção do Planalto de mudar o comando da Vale.

As ações PN da Petrobras subiram 0,74 por cento, a 28,64 reais. A área de Abastecimento da estatal não vai alterar o valor dos investimentos previstos para o período 2011-2015 em relação ao plano anterior, de 2010 a 2014, informou o diretor Paulo Roberto Costa.

A maior alta do Ibovespa, embora com volume relativamente pequeno, foi da ação preferencial da Brasil Telecom, com variação de 8,02 por cento, a 14,15 reais.

Outros papéis do setor também se destacaram, como Telemar ON, com variação de 4,28 por cento, a 35,82 reais, e Telesp, com alta de 3,92 por cento, a 40,80 reais.

"Essas ações já estavam bastante defasadas", disse Góes.

As ações da Embraer recuaram 5,25 por cento, a 13,36 reais. A fabricante de aviões divulgou lucro líquido de 208 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, mas decepcionou com as projeções para 2011.

"As metas de receita e Ebit (lucro antes de juros e tributos) de 5,6 bilhões e 420 milhões de dólares estão 5 por cento e 8 por cento abaixo das expectativas", afirmou o analista Noah Poponak, do Goldman Sachs, em relatório.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ibovespa abre em queda impactado pela aversão ao risco do mercado

Balanço do Santander, PMI dos EUA e da zona do euro, Tesla e Campos Neto: o que move o mercado

Santander Brasil tem alta de 44,3% no lucro, que vai a R$ 3,3 bilhões no 2º tri

Ações da Tesla caem no aftermarket após queda de 45% no lucro do 2º tri

Mais na Exame