Mercados

Bovespa abre em alta, mas vira e opera agora em baixa

A Bolsa brasileira foi penalizada pelas ações da Vale, em reação à queda no preço do minério de ferro à mínima em seis meses


	Bovespa: por volta das 10h30, o Ibovespa caía 0,11%, aos 48.655,78 pontos
 (Marcos Issa/Bloomberg)

Bovespa: por volta das 10h30, o Ibovespa caía 0,11%, aos 48.655,78 pontos (Marcos Issa/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 10h07.

São Paulo - A Bovespa abriu em alta nesta terça-feira, 21, em um movimento de correção após a queda de segunda-feira, 20, que levou ao menor nível desde agosto do ano passado. Entretanto, a Bolsa brasileira passou a cair, penalizada pelas ações da Vale, em reação à queda no preço do minério de ferro à mínima em seis meses.

Em contrapartida, colabora para o bom humor dos investidores o ganho nos índices futuros dos mercados de Nova York, mesmo após relatos de que o Federal Reserve deve cortar novamente suas medidas de estímulo este mês. A injeção de liquidez no sistema financeiro da China também trouxe alívio.

Por volta das 10h30, o Ibovespa caía 0,11%, aos 48.655,78 pontos. Entre os destaques de alta apareciam LLX (+3,03%), Eletropaulo (+1,29%) e JBS (+1,14%). O Grupo Pão de Açúcar, que divulgou na noite de ontem uma troca de comando, tinha queda de 0,13%. O diretor-presidente da companhia, Enéas Pestana, apresentou carta de renúncia ao conselho de administração e foi substituído por Ronaldo Iabrudi. MRV, que divulgou prévia ontem, registra valorização (+0,71%). Já no lado negativo, Vale ON cedia 1,01%, enquanto CSN ON liderava as perdas, com -2,41%.

Ontem, o colunista do Wall Street Journal, Jon Hilsenrath, afirmou que o Federal Reserve deve cortar novamente suas compras mensais de bônus este mês, provavelmente em US$ 10 bilhões. Por outro lado, na China o PBoC promoveu uma megainjeção de liquidez no sistema financeiro, de 255 bilhões de yuans (US$ 43 bilhões), aliviando temores com um choque de crédito.

No âmbito doméstico, destaque para o saldo líquido de postos de trabalho formais no País em dezembro, a ser anunciado às 16 horas pelo Ministério de Trabalho e Emprego (MTE). Mais cedo, a Serasa Experian informou que seu indicador de inadimplência registrou em 2013 queda de 2% na comparação.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado