Mercados

Bolsas europeias acumulam ganhos na semana

Por Gustavo Nicoletta Londres - Os índices do mercado de ações da Europa fecharam sem direção comum hoje, com alguns deles recebendo suporte do avanço dos papéis de montadoras e outros sendo pressionados pelo recuo do setor financeiro. O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 subiu 0,09% e fechou no maior patamar desde setembro de 2008, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 18h38.

Por Gustavo Nicoletta

Londres - Os índices do mercado de ações da Europa fecharam sem direção comum hoje, com alguns deles recebendo suporte do avanço dos papéis de montadoras e outros sendo pressionados pelo recuo do setor financeiro. O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 subiu 0,09% e fechou no maior patamar desde setembro de 2008, aos 276,19 pontos. Na semana, o ganho foi de 1,93%.

O índice FTSE-100, da Bolsa de Londres, subiu 4,99 pontos, ou 0,09%, para 5.812,95 pontos. Na Bolsa de Paris, o CAC-40 caiu 0,70 ponto, ou 0,02%, para 3.857,35 pontos. O Xetra DAX, da Bolsa de Frankfurt, avançou 42,01 pontos, ou 0,60%, para 7.006,17 pontos, enquanto o Ibex 35, da Bolsa de Madri, perdeu 63,60 pontos, ou 0,62%, para 10.121,90 pontos.

Na semana, porém, todos esses índices acumularam ganho, com destaque para o CAC-40, que teve alta de 2,85%. FTSE-100 e Ibex 35 avançaram cerca de 1,1% cada, enquanto o DAX subiu 0,84%.

Segundo Stephen Pope, sócio da Spotlight Ideas, as ações devem continuar subindo porque os investidores e gerentes de fundos não estão conseguindo obter com os bônus o retorno desejado. "O retorno é tão pequeno que o único refúgio são as ações", avaliou.

Hoje o banco central da China anunciou um aumento de 0,5 ponto porcentual na taxa de depósito compulsório bancário. Foi a sexta elevação nessa taxa apenas em 2010. O país também divulgou dados mais fortes que o esperado sobre as exportações e as importações em novembro. Indicadores sobre a inflação chinesa devem ser divulgados entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã e, segundo analistas, podem vir acompanhados por mais um anúncio de aperto monetário.

Pope disse não se importar com um eventual aumento no juro da China porque a demanda por matérias-primas continuará, o que deve oferecer suporte às ações de empresas que fornecem esse tipo de produto, como as mineradoras.

Em Frankfurt, as ações da Volkswagen subiram 3,86%, após a companhia anunciar um crescimento de 16% nas vendas do grupo em novembro em comparação a igual período do ano passado. Ainda no setor automobilístico, também avançaram BMW (+3,85%) e Daimler (+2,95%).

No segmento financeiro, o Comitê de Supervisão Bancária da Europa concluiu as regras para salários e bônus e determinou que os executivos dessas instituições recebam no máximo 20% de seus bônus em dinheiro. Barclays perdeu 1,38%, Credit Suisse recuou 1,12% e Société Générale fechou em baixa de 0,67%.

As ações de bancos da Espanha e de Portugal foram particularmente pressionadas após a Moody's ter se tornado a segunda agência de classificação de risco nesta semana a dizer que pode rebaixar os ratings das instituições portuguesas por causa da fraca perspectiva para a economia do país e das duras medidas de austeridade.

Em Madri, as ações do Santander caíram 2,28%, as do Popular recuaram 2,18% e as do BBVA perderam 1,32%. Em Lisboa, o PSI 20 - índice da Bolsa local - subiu 0,52%, mas os papéis do Banco Comercial Português, do Banco Espírito Santo e do Banco BPI fecharam em baixa. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame