Invest

Bolsas da Europa iniciam semana com ganhos modestos e cautela, antes de decisão do BCE

Na quinta-feira, 11, tem decisão de política monetária por parte do BCE. Expectativa é que os principais juros da zona do euro fiquem inalterados

Europa: mercado começa semana com cautela (Ralph Orlowski/Reuters)

Europa: mercado começa semana com cautela (Ralph Orlowski/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 8 de abril de 2024 às 07h10.

As bolsas europeias operam majoritariamente em alta modesta na manhã desta segunda-feira, 8, em uma semana que trará decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) e novos dados da inflação dos EUA. Por volta das 6h05 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha leve avanço de 0,17%, a 507,39 pontos.

Demonstrando cautela neste início de semana, investidores na Europa aguardam decisão de política monetária do BCE, na quinta-feira, 11. Como a expectativa é que os principais juros da zona do euro fiquem inalterados pela quinta vez seguida, as atenções vão se voltar para eventuais indicações de quando o BCE poderá começar a reduzir suas taxas básicas. Por enquanto, tudo sugere que o primeiro corte de juros virá em junho.

Antes disso, na quarta-feira, 10, serão divulgados nos EUA atualização de números da inflação ao consumidor (CPI) e a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). No fim da semana passada, cresceram temores de que o Fed poderá adiar seu próprio corte de juros inicial para o segundo semestre do ano, após novos sinais de vigor no mercado de trabalho dos EUA.

De volta ao continente europeu, a produção industrial da Alemanha surpreendeu mais cedo com um avanço mensal de 2,1% em fevereiro, bem maior do que o previsto. Para a Capital Economics porém, a indústria alemã deve enfrentar dificuldades ao longo de 2024 em meio à fraca demanda e menor competitividade.

Às 6h20 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres tinha alta marginal de 0,02%, a de Paris subia 0,48% e a de Frankfurt avançava 0,53%. Já as de Milão e Lisboa exibiam ganhos de 0,52% e 0,47%, respectivamente, enquanto a de Madri caía 0,08%.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresEuropaBCEJuros

Mais de Invest

Como fazer um testamento? Onde fazer? Quais os documentos necessários?

Para além da Nvidia: como o ChatGPT está mudando a dinâmica do mercado de ações, segundo a Gavekal

Prazo final do Imposto de Renda: MEI deve enviar duas declarações esta semana

Veja o funcionamento dos bancos no feriado de Corpus Christi e na sexta-feira

Mais na Exame