Exame Logo

Bolsas de NY fecham em alta com ajuste de posições

Por Gustavo Nicoletta Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em leve alta, após passarem grande parte do dia oscilando entre perdas e ganhos, refletindo uma sessão dominada pelo ajuste de posições. Dados divulgados pela manhã mostraram que a economia do país criou 151 mil vagas de trabalho em […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2010 às 18h01.

Por Gustavo Nicoletta

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em leve alta, após passarem grande parte do dia oscilando entre perdas e ganhos, refletindo uma sessão dominada pelo ajuste de posições. Dados divulgados pela manhã mostraram que a economia do país criou 151 mil vagas de trabalho em outubro - mais que o dobro do previsto - e ofereceram impulso às bolsas, mas o ganho acumulado pelos índices acionários recentemente e a perspectiva da reunião de cúpula do G-20 na semana que vem deixaram os investidores cautelosos.

Veja também

"Todos ainda estão digerindo um pouco do afrouxamento quantitativo (anunciado pelo Fed), digerindo os movimentos do mercado nos últimos três meses e tentando adivinhar o que as últimas oito ou nove semanas do ano devem trazer", disse Uri Landesman, presidente do fundo de hedge Platinum Management. "De um lado, as pessoas querem ser otimistas, acreditando que a tendência será nossa aliada. De outro, como as coisas podem ser melhores se ainda há tantos norte-americanos desempregados?"

Apesar de a economia dos EUA ter encerrado outubro com um saldo positivo em termos de vagas de trabalho, a taxa de desemprego do país permaneceu em 9,6% e está acima de 9% desde maio de 2009. "Havia um motivo para termos mais um programa de afrouxamento quantitativo", afirmou Zach Jonson, gerente de portfólios do ICON Materials Fund, referindo-se ao dado. "Ainda não estamos completamente fora de perigo."

Outro indicador, divulgado pela Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos EUA, mostrou que as vendas pendentes de imóveis residenciais do país voltaram a cair em setembro, após três meses de aumento, em razão da suspensão das ordens de execução de hipotecas, que atrasou o processo de vendas de moradias.

O Dow Jones subiu 9,24 pontos, ou 0,08%, para 11.444,08 pontos, acumulando dessa forma uma alta de 2,93% na semana. A Kraft, que faz parte do índice, fechou o dia em queda de 2,8% após divulgar que seu lucro do terceiro trimestre encolheu 8,5% na comparação com igual período do ano passado. Os componentes do setor financeiro, no entanto, ajudaram o Dow Jones a permanecer em território positivo, com JPMorgan subindo 2,4% e Bank of America 1,7%.

O índice Nasdaq avançou 1,64 ponto, ou 0,06%, para 2.578,98 pontos, com alta de 2,85% na semana. O S&P 500 subiu 4,79 pontos, ou 0,39%, para 1.225,85 pontos, encerrando a semana com ganho acumulado de 3,60%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame