Mercados

Bolsas da Ásia têm sinais mistos; Hong Kong sobe 0,39%

Tóquio - Os mercados asiáticos fecharam sem sinal definido. A baixa em Wall Street e as previsões pessimistas sobre a economia global pesaram em algumas bolsas da região, enquanto em outras prevaleceu a presença de investidores em busca de ofertas de ocasião. A Bolsa de Sydney, na Austrália, não funcionou devido a um feriado. Em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2011 às 07h38.

Tóquio - Os mercados asiáticos fecharam sem sinal definido. A baixa em Wall Street e as previsões pessimistas sobre a economia global pesaram em algumas bolsas da região, enquanto em outras prevaleceu a presença de investidores em busca de ofertas de ocasião. A Bolsa de Sydney, na Austrália, não funcionou devido a um feriado.

Em Hong Kong, a Bolsa encerrou sete pregões seguidos de queda, com ganhos em ações de serviços públicos e os caçadores de barganhas em empresas financeiras chinesas. Contudo, houve perdas nas imobiliárias devido às recentes medidas do governo para controlar o setor. O índice Hang Seng subiu 87,71 pontos, ou 0,39%, e terminou aos 22.508,08 pontos.

Na China, as bolsas apresentaram ligeira baixa, por conta das preocupações com a liquidez do mercado. O índice Xangai Composto caiu 0,2% e terminou aos 2.700,38 pontos. O índice Shenzhen Composto também caiu 0,2% e encerrou aos 1.110,89 pontos.

O yuan se desvalorizou em relação ao dólar, após o Banco Central chinês elevar a taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,4853 yuans para 6,4892 yuans) pela terceira sessão consecutiva, após os ganhos da moeda norte-americana sobre o euro na sexta-feira. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,4830 yuans, de 6,4802 yuans do fechamento de sexta-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou o dia em baixa, seguindo a trilha das perdas de Wall Street e influenciada pelo mau desempenho das bolsas regionais. O índice Taiwan Weighted recuou 1,41% e fechou aos 8.712,95 pontos.

Já na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul encerrou uma sequência de sete pregões negativos e o índice Kospi teve alta de 0,1%, fechando aos 2.048,74 pontos, ajudada pela procura por pechinchas.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila também fechou em baixa, afetada pelo mercado americano e pelas preocupações com a economia global. O índice PSE recuou 1,14% e terminou aos 4.171,54 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou em baixa, em linha com as amplas vendas nos mercados regionais e seguindo as pobres pistas de Wall Street na semana passada, uma vez que dados econômicos dos EUA e preocupações com a zona do euro continuaram a pesar sobre o sentimento do investidor. O índice Straits Times cedeu 0,6% e terminou aos 3.059,04 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve baixa de 1,0% e fechou aos 3.748,76 pontos, pressionado pela desvalorização da rupia e quedas na maioria dos mercados asiáticos por conta de preocupações sobre as perspectivas do cenário econômico global.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, cedeu 0,5% e fechou aos 1.015,53 pontos, dominado por quedas em blue chips em meio aos fracos resultados das bolsas regionais. Os investidores estão desacelerando suas aplicações, uma vez que querem ver até onde vai o movimento de vendas dos estrangeiros.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,7% e fechou aos 1.545,88 pontos em amplo movimento de vendas devido aos fracos resultados nos mercados regionais. Realizações de lucros lideraram as perdas. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Lucro do BV sobe 27,7% e banco mira retomada de patamar recorde

Lucro do Itaú alcança R$ 10 bilhões no 2º trimestre – alta de 15,2%

Petrobras (PETR4) deve pagar US$ 2,8 bilhões de dividendos, diz BofA

Por que as empresas estão preocupadas com os EUA e a China?

Mais na Exame