Exame Logo

Bolsas da Ásia têm sinais mistos; HK ganha 0,8%

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os mercados asiáticos fecharam sem tendência definida nesta quinta-feira. A realização de lucros afetou parte das bolsas da região. Outros mercados, influenciados pela China, reagiram positivamente à alta da inflação em outubro no país asiático. Este foi o caso da Bolsa de Hong […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2010 às 07h17.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os mercados asiáticos fecharam sem tendência definida nesta quinta-feira. A realização de lucros afetou parte das bolsas da região. Outros mercados, influenciados pela China, reagiram positivamente à alta da inflação em outubro no país asiático.

Veja também

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que fechou em alta, liderada pelas empresas chinesas de energia e pela presença de investidores em busca de ofertas de ocasião no setor bancário. O índice Hang Seng subiu 199,69 pontos, ou 0,8%, e terminou aos 24.700,30 pontos.

A Bolsa de Xangai, na China, fechou em elevação. O índice Xangai Composto ganhou 1% e terminou aos 3.147,74 pontos, o maior fechamento desde 20 de janeiro. Já o índice Shenzhen Composto caiu 0,6% e encerrou aos 1.381,49 pontos.

O yuan atingiu nova valorização histórica em relação ao dólar, após o Banco Central chinês baixar a taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,6450 yuans para 6,6242 yuans). No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6257 yuans, de 6,6337 yuans do fechamento de quarta-feira.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em baixa, influenciada pela realização de lucros por parte dos investidores. Novas perdas foram compensadas pela entrada de fundos estrangeiros. O índice Taiwan Weighted recuou 0,2% e fechou aos 8.436,9 pontos.

Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, os investidores estrangeiros venderam suas ações ante o vencimento das opções e deixaram o índice Kospi com queda de 2,7%, fechando aos 1.914,73 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em alta, encerrando uma sequência de três dias com perdas. Os setores de mineração, energia e financeiro lideraram os ganhos. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,6%, atingindo 4.728,6 pontos.

Na quinta sessão consecutiva de perdas, o índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, recuou 1,3% e encerrou aos 4.144,41 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve ligeira alta em linha com os modestos ganhos no mercado de Hong Kong, que subiu na esteira dos firmes dados econômicos da China. Investidores também permanecem cautelosamente otimistas se a reunião do G20 em Seul poderá acrescentar alguma pista sobre as perspectivas para a retomada da economia global. O índice Straits Times subiu 0,1% e fechou aos 3.293,39 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, cedeu 0,3% e fechou aos 3.775,65 pontos, uma vez que os investidores realizaram lucros em blue chips depois de recente rali.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, teve baixa de 1,2% e fechou aos 1.029,86 pontos, maior baixa em uma semana, perdendo dos ganhos da manhã e terminado no negativo pela terceira sessão seguida, com realização de lucros.

A Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, caiu 0,9% e fechou aos 1.513,70 pontos, com os investidores realizando lucros após recentes ganhos. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame