Mercados

Bolsas da Ásia têm queda com dados sobre China

Parte das bolsas da região acabou influenciada pelos fracos dados da balança comercial chinesa

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2012 às 07h00.

Tóquio - Os principais mercados asiáticos fecharam no campo negativo nesta sexta-feira. Parte das bolsas da região acabou influenciada pelos fracos dados da balança comercial chinesa, que diminuíram as esperanças de uma recuperação econômica da China no terceiro trimestre.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong. O Hang Seng caiu 0,7% e terminou aos 20.136,12 pontos - na semana, contudo, o índice acumulou alta de 2,4%.

Pelo mesmos motivos, as Bolsas da China também tiveram baixa. O Xangai Composto caiu 0,2% e terminou aos 2.168,81 pontos, após alta acumulada de 3% nas últimas cinco sessões. O Shenzhen Composto perdeu 0,4%, aos 906,32 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em leve baixa, com investidores realizando lucros principalmente em ações dos setores financeiro e de indústria pesada, após quatro dias de fechamento positivo. O índice Taiwan Weighted recuou 0,10%, aos 7.427,13 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em alta, com o crescimento da expectativa de um pacote econômico na China, após o país divulgar um superávit comercial em julho abaixo do esperado. O índice Kospi subiu 0,30%, aos 1.946,40 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em baixa, com a repercussão dos dados fracos sobre o crescimento da China e a realização de lucros como medida defensiva. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,72%, aos 4.277,30 pontos.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em alta, ajudada pelas compras de último minuto em companhias que anunciaram fortes balanços semestrais. O PSEi ganhou 0,1% e encerrou aos 5.263,35 pontos, com moderado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Dólar sobe a R$ 5,65 em primeiro pregão de julho e bate máxima em 30 meses

Sabesp (SBSP3): começa hoje reserva de ações da companhia; veja cronograma e como reservar

Smart Fit (SMFT3): Goldman Sachs inicia cobertura com "compra" e potencial de alta de 50%; ação sobe

Ibovespa esbarra nos 125 mil pontos com ajuda de Vale e Petrobras; dólar fecha em R$ 5,65

Mais na Exame