Exame Logo

Bolsas da Ásia têm forte rali com medidas do Fed

Os investidores reagiram com acentuado otimismo ao anúncio do Federal Reserve sobre uma compra de títulos para ajudar a economia americana

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 06h29.

Tóquio - Os mercados asiáticos tiveram uma forte alta nesta sexta-feira. Os investidores reagiram com acentuado otimismo ao anúncio do Federal Reserve ( Fed , o banco central dos EUA) de um plano de compra de títulos para ajudar a economia doméstica.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que apresentou a maior alta em quatro meses, liderada pelas ações de recursos naturais e do setor imobiliário. O Hang Seng disparou 2,9% e terminou aos 20.629,78 pontos, no maior fechamento desde 7 de maio. O volume de negociações foi forte.

Veja também

Em sessão instável, as Bolsas da China também fecharam no azul. Contudo, os ganhos foram limitados pelas dúvidas sobre quanto a decisão do Fed irá ajudar a economia norte-americana e se trará ou não pressões inflacionárias para a China. O Xangai Composto ganhou 0,6% e encerrou aos 2.123,85 pontos. O Shenzhen Composto subiu 0,1%, aos 889,72 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em seu patamar mais alto desde 13 de abril, com os investidores comprando ações asiáticas. O índice Taiwan Weighted subiu 2,10%, aos 7.738,05 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul saltou 2,92%, aos 2.007,58 pontos, sua maior alta em cinco meses, também estimulada pelo fato de a agência de classificação de risco S&P ter elevado o rating do país. Os papéis dos bancos subiram na expectativa de menores custos de financiamento.

Na Austália, a Bolsa de Sydney fechou na maior alta em cinco semanas. O índice S&P/ASX 200 subiu 1,16%, aos 4.389,96 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, também teve forte rali. O índice PSEi subiu 1,6%, aos 5.322,47 pontos, no melhor fechamento desde o começo de julho, com pesado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame