Mercados

Bolsas da Ásia têm baixa com temores sobre Europa

As bolsas da região foram influenciadas, principalmente, pelas incertezas sobre a capacidade de a União Europeia encontrar soluções para o problema da dívida

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2012 às 06h36.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos iniciou a semana em baixa. Nesta segunda-feira, as bolsas da região foram influenciadas, principalmente, pelas incertezas sobre a capacidade de a União Europeia encontrar soluções para o problema da dívida soberana.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, com os investidores andando de lado antes da reunião de cúpula da UE na quinta e na sexta-feira. O Hang Seng perdeu 0,5% e terminou aos 18.897,45 pontos. O segmento de recursos naturais foi o mais atingido.

Além do fator europeu, as Bolsas da China ficaram no campo negativo pelo quarto pregão seguido, novamente devido às persistentes preocupações com a desaceleração da economia doméstica. O Xangai Composto caiu 1,6% e terminou aos 2.224,11 pontos. O Shenzhen Composto perdeu 2,5%, aos 919,40 pontos. Destaque negativo também para o setor de recursos naturais,

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em baixa, com investidores realizando lucros diante da redução das expectativa de que a cúpula da UE trará soluções para a crise. O índice Taiwan Weighted caiu 0,77%, aos 7.166,38 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou no vermelho após uma forte queda de 4,2% nas ações da Samsung arrastar o mercado para baixo. Analistas projetam redução dos lucros da companhia no segundo semestre devido a uma recuperação mais lenta na indústria de chips e à demanda morna para eletrônicos por conta da crise na UE. O índice Kospi caiu 1,19%, aos 1.825,38 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney seguiu a tendência e encerrou o dia em baixa, na menor pontuação de três semanas, com os investidores permanecendo de lado à espera da reunião da UE. O índice S&P/ASX 200 retrocedeu 0,50%, aos 4.027,81 pontos. O setor de mineração foi o mais fraco.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em alta, com o sentimento investidor estimulado pelos ganhos em Wall Street na sexta-feira. O PSEi ganhou 0,9% e encerrou aos 5.167,20 pontos, com moderado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Nvidia divulga resultado sob expectativa de um novo crescimento de três dígitos

No pré-mercado dos EUA, expectativa é pelo balanço da Nvidia; veja mais destaques

“Otimismo realista”: o que os CEOs de dois dos maiores bancos do país esperam do cenário econômico

“Faz total sentido a Caixa atuar no mercado de bets”, diz vice-presidente do banco

Mais na Exame