Mercados

Bolsas da Ásia têm baixa com situação da Grécia

A baixa em Wall Street e a realização de lucros também pesaram nos mercados da região

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 07h17.

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram queda nesta quinta-feira, após o rali da sessão anterior. Os riscos de um default na Grécia influenciaram fortemente o sentimento dos investidores. A baixa em Wall Street e a realização de lucros também pesaram nas bolsas da região.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que encerrou três pregões seguidos de elevação - analistas, contudo, acreditam que o recuo será temporário, já que provavelmente os investidores vão procurar por ofertas de ocasião. O índice Hang Seng caiu 87,95 pontos, ou 0,41%, e encerrou aos 21.277,28 pontos.

Na China, as bolsas tiveram ligeira baixa, com os investidores relutantes em assumir largas posições em meio às persistentes preocupações sobre a desaceleração da economia doméstica. O índice Xangai Composto caiu 0,4% e terminou aos 2.356,86 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 0,3% e fechou aos 923,40 pontos.

O iuane caiu ante o dólar uma vez que a expectativa de valorização da moeda chinesa foi afetada pelos comentários do Banco do Povo de que deverá manter estável a taxa de câmbio. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3016 iuanes, de 6,3000 iuanes ontem. A taxa de paridade central dólar/iuane foi fixada em 6,2991 iuanes, de 6,2958 iuanes na véspera.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em baixa, com os investidores realizando lucros após o mercado romper a barreira dos 8 mil pontos na quarta-feira. O índice Taiwan Weighted recuou 1,69% e terminou aos 7.869,70 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, também fechou no vermelho. O índice Kospi caiu 1,38% e encerrou aos 1.997,45 pontos, em grande parte porque os estrangeiros - que eram compradores nas últimas oito sessões - tornaram-se vendedores em meio às preocupações com a dívida grega.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney teve a maior baixa em dois meses após o desapontamento com os balanços das companhias e a crescente preocupação com a crise da dívida na Grécia, o que provocou uma ampla liquidação de papéis. O índice S&P/ASX 200 recuou 1,68% e encerrou aos 4.181,90 pontos.


Em Manila, a bolsa das Filipinas sofreu novamente com a realização de lucros. O índice PSE caiu 0,1% e terminou aos 4.766,57 pontos, com pesado volume de negociações.

A Bolsa de Cingapura encerrou em baixa, em linha com as demais da região. O índice Straits Times caiu 1,1% e fechou aos 2.977,20 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,6% e fechou aos 3.927,60 pontos, com a desvalorização da rupia e o declínio nas demais bolsas da Ásia.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, cedeu 0,6% e fechou aos 1.120,25 pontos, acompanhando os mercados europeus e asiáticos.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve baixa de 0,7% e fechou aos 1.550,49 pontos. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

Embraer lidera ganhos do Ibovespa após anunciar até US$ 70 milhões para rede de reparos nos EUA

Ibovespa fecha em alta puxado por Vale (VALE3) e de olho em Haddad

Vale (VALE3): Mercado vê início de turnaround após produção do terceiro trimestre

CSN pode vender fatia de até 11% da CSN Mineração para Itochu Corporation