Exame Logo

Bolsas da Ásia se recuperam com caçadores de ofertas

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez Tóquio - Após as perdas acumuladas nos últimos pregões, os mercados asiáticos se recuperaram e fecharam em alta nesta quinta-feira. A presença de investidores em busca de ofertas de ocasião ditou o ritmo das sessões. Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que seguiu no embalo dos […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2010 às 07h22.

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez

Tóquio - Após as perdas acumuladas nos últimos pregões, os mercados asiáticos se recuperaram e fecharam em alta nesta quinta-feira. A presença de investidores em busca de ofertas de ocasião ditou o ritmo das sessões.

Veja também

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que seguiu no embalo dos ganhos nos mercados chineses, beneficiada pelos caçadores de pechincha no setor financeiro e de recursos naturais. O índice Hang Seng subiu 422,93 pontos, ou 1,8%, e terminou aos 23.637,39 pontos.

Já as Bolsas da China foram impulsionadas também pela notícia de que Pequim está pronta para impor o controle de preços nas mercadorias como forma de conter a inflação. O índice Xangai Composto subiu 0,9% e terminou aos 2.865,45 pontos. O índice Shenzhen Composto avançou 1,7% e encerrou aos 1.260,59 pontos.

O yuan teve ligeira valorização sobre o dólar, por conta da demanda dos bancos pela moeda chinesa. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6336 yuans, de 6,6425 yuans do fechamento de quarta-feira.

Em Taiwan, com fraco volume de negociações, o índice Taiwan Weighted da Bolsa de Taipei subiu 0,3% e fechou aos 8.283,44 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul registrou a primeira alta da semana, ajudada pela procura por pechinchas e por uma ligeira atenuação das preocupações com a saúde dos mercados europeus e com a adoção de medidas de aperto monetário na China. O índice Kospi subiu 1,6% e fechou aos 1.927,86 pontos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney fechou em alta de 0,3%, terminando aos 4.640,2 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila avançou 1,3% e chegou a 4.120,62 pontos, depois de ter caído para uma mínima de dois meses na véspera.

A Bolsa de Cingapura terminou estável, seguindo a ausência de pistas de Wall Street e a desvalorização das companhias de óleo de palma encobrindo ganhos das fabricantes de equipamentos pesados. O índice Straits Times subiu 0,1% e fechou aos 3.215,22 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,1% e fechou aos 3.677,90 pontos, revertendo posição negativa na maior parte da sessão, uma vez que os investidores adquiriram papeis relacionados ao petróleo e de telecomunicações.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, ganhou 1,5% e fechou aos 1.004,72 pontos, seguindo os ganhos nos demais mercados regionais, com o anúncio da China de que implementará uma séria de medidas para estabilizar os preços oferecendo suporte.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve baixa de 0,5% e fechou aos 1.496,65 pontos, com os investidores mudando suas táticas e procurando por posições defensivas ou outras companhias às quais esperam resultados melhores no terceiro trimestre. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame