Mercados

Bolsas da Ásia fecham em números mistos; Hong Kong cai 0,8%

Tóquio - Com o retorno de todas as bolsas asiáticas após os feriados de ano-novo, os mercados da região tiveram resultados mistos. Enquanto algumas bolsas aproveitaram o embalo altista de Wall Street e da Europa, outras reagiram com preocupação sobre a liquidez na China, às vésperas do feriado do Ano-Novo Lunar, que começa no dia […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 07h40.

Tóquio - Com o retorno de todas as bolsas asiáticas após os feriados de ano-novo, os mercados da região tiveram resultados mistos. Enquanto algumas bolsas aproveitaram o embalo altista de Wall Street e da Europa, outras reagiram com preocupação sobre a liquidez na China, às vésperas do feriado do Ano-Novo Lunar, que começa no dia 22.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que seguiu o embalo baixista dos mercados chineses. O indice Hang Seng caiu 150,10 pontos, ou 0,8%, e encerrou aos 18.727,31 pontos.

No primeiro pregão de 2012, as bolsas da China apresentaram forte queda, com os temores sobre a liquidez do mercado. O índice Xangai Composto caiu 1,4% e terminou aos 2.169,39 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 2,7% e encerrou aos 843,72 pontos.

O yuan teve pouca variação ante o dólar, uma vez que o banco central manteve estável sua taxa de referência diária, a despeito da queda da divisa no Ocidente. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,2946 yuans, de 6,2940 ontem. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,3001 yuans, de 6,3009 yuans ontem.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, seguiu em alta por conta do rali nos EUA, mas os investidores continuam andando de lado, à espera da eleição presidencial do dia 14. O índice Taiwan Weighted subiu 0,4% e fechou aos 7.082,97 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, sofreu com a realização de lucros, após os recentes ralis. O índice Kospi caiu 0,5% e terminou aos 1.866,22 pontos.

O fortalecimento dos preços das commodities voltou a alavancar a Bolsa de Sydney, na Austrália. O setor de recursos naturais novamente liderou os ganhos. O índice S&P/ASX 200 escalou 2,1% e encerrou aos 4.187,8 pontos, a maior pontuação em duas semanas.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, segue firme no campo positivo. O índice PSE avançou mais 1,5% e terminou aos 4.487,77 pontos, no maior fechamento desde 4 de agosto.

A Bolsa de Cingapura teve alta pelo segundo dia consecutivo, com otimismo com recentes dados positivos dos EUA e China. O índice Straits Times subiu 0,8% e fechou aos 2.711,02 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve alta de 1,3% e fechou aos 3.907,42 pontos, ajudado por ganhos nos demais mercados asiáticos e pela estabilidade da rupia.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia teve alta de 1,1% e fechou aos 1.036,21 pontos, seguindo os ganhos em Wall Street ontem.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,6% e fechou aos 1.504,22 pontos, com realização de lucros. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

Ronaldinho Gaúcho toca sino da Bolsa de Nova York após se tornar sócio de time nos EUA; veja vídeo

Os planos do novo CEO da Vale: 'senso de urgência' e foco em produtividade

Zamp (ZAMP3) conclui compra da Starbucks Brasil e traz ex-BR Malls para comandar negócio

Ibovespa fecha em leve alta após dados de inflação e emprego dos EUA