Mercados

Bolsas da Ásia fecham em alta com recuperação técnica

Houve presença de investidores em busca de ofertas de ocasião neste pregão

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2012 às 06h43.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos encerrou em alta nesta segunda-feira. Houve recuperação técnica e presença de investidores em busca de ofertas de ocasião, depois das fortes perdas registradas na sexta-feira. Uma das exceções foi a Bolsa de Hong Kong.

Em HK, o mercado apresentou queda pela 12ª vez nos últimos 13 pregões, após as declarações do primeiro-ministro Wen Jiabao sobre o crescimento da China falharem completamente em dissipar as preocupações dos investidores sobre o enfraquecimento econômico do país. O Hang Seng perdeu 29,53 pontos, ou 0,2%, e encerrou aos 18.922,32 pontos - desde 2 de maio, o índice acumula baixa de 11,2%.

Já as Bolsas da China tiveram ligeira alta, com as esperanças de que as declarações de Wen possam agora abrir a porta para medidas mais agressivas de flexibilização por parte de Pequim. O Xangai Composto subiu 0,2% e terminou aos 2.348,30 pontos. O Shenzhen Composto esteve estável, aos 941,67 pontos.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta, mas o baixo volume negociado indica que a recuperação do mercado pode não durar. Investidores continuam cautelosos antes da nova eleição na Grécia. O índice Taiwan Weighted avançou 0,57%, aos 7.192,23 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul encerrou o dia no azul, ensaiando uma recuperação técnica após as recentes e importantes perdas. O índice Kospi subiu 0,94%, aos 1.799,13 pontos. Ações tecnológicas e de montadoras lideraram os ganhos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália também fechou em alta, após Wen destacar a importância de agir para evitar uma rápida desaceleração econômica na China. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,67%, aos 4.073,60 pontos.

Em Manila, nas Filipinas, a bolsa deu um salto com os caçadores de barganhas, depois da perda de 5,4% na semana passada. O índice PSEi subiu 1,5% e terminou aos 4.954,00 pontos, com pesado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

Mais na Exame