Exame Logo

Bolsas da Ásia começam semana em alta, com China

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os principais mercados asiáticos iniciaram a semana em elevação. Nesta segunda-feira, as bolsas da região foram influenciadas, principalmente, pelas notícias vindas da China, onde as medidas de aperto monetário não foram tão pesadas quanto o previsto. Por conta disso, a Bolsa de Hong […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2010 às 07h11.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os principais mercados asiáticos iniciaram a semana em elevação. Nesta segunda-feira, as bolsas da região foram influenciadas, principalmente, pelas notícias vindas da China, onde as medidas de aperto monetário não foram tão pesadas quanto o previsto.

Veja também

Por conta disso, a Bolsa de Hong Kong fechou em alta moderada. O índice Hang Seng subiu 154,70 pontos, ou 0,7%, e terminou aos 23.317,61 pontos.

Já as Bolsas da China apresentaram a maior alta porcentual diária em dois meses, após as medidas adotadas pelo Banco Central terem sido mais suaves do que as expectativas do mercado, em que pese a elevação da inflação em novembro. O índice Xangai Composto avançou 2,9% e terminou aos 2.922,95 pontos - em 15 de outubro, o índice saltou 3,2%. O índice Shenzhen Composto disparou 3,1% e encerrou aos 1.338,43 pontos.

O yuan teve desvalorização em relação ao dólar, devido à alta na taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,6604 yuans para 6,6630 yuans) e o fortalecimento da moeda norte-americana nos mercados internacionais. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6670 yuans, de 6,6556 yuans do fechamento de sexta-feira.

A Bolsa de Taiwan, em Taipé, encerrou o dia em alta, refletindo o bom desempenho do mercado americano na sexta-feira e impulsionada pelos ganhos registrados na Ásia. O índice Taiwan Weighted avançou 0,3%, atingindo 8.736,59 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em alta, apoiada nos ganhos das empresas de grande capitalização de mercado e das corretoras, mas o fraco volume de negócios sugere que os investidores se mantiveram em compasso de espera. O índice Kospi avançou 0,5% e chegou aos 1.996,59 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou positiva e atingiu durante o pregão a maior alta em quatro semanas, antes da realização de lucros por parte dos investidores. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,2% e fechou aos 4.757,1 pontos, após atingir a marca de 4.775,7 pontos.

Por sua vez, a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em queda pelo terceira dia seguido, com o índice PSE marcando baixa de 0,5%, terminando aos 4.115,38 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou estável, em fraco volume, indicando que a maioria dos investidores estão fechando seus livros para o ano e entrando no clima de feriado. O índice Straits Times cedeu 0,1% e fechou aos 3.182,32 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 1,5% e fechou aos 3.692,23 pontos, uma vez que os fundos estrangeiros realizaram lucro em papeis de bancos e relacionados a produtos de consumo em meio a preocupações de que o plano do governo de limitar o subsídio aos combustíveis a partir de 1º de janeiro possa inflar os preços dos bens de consumo e levar o banco central a elevar as taxas de juros.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, recuou 0,2% e fechou aos 1.033,32 pontos, revertendo os ganhos iniciais, uma vez que os investidores estão agora relutantes em assumir novas posições devido à proximidade do período de feriado.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,2% e fechou aos 1.509,79 pontos. Um dealer local disse que o sentimento continua positivo, mas o índice está oscilando em uma margem apertada na ausência de novos fatos. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame