Mercados

Bolsas da Ásia caem com temores sobre Europa

Surgiram novas preocupações sobre a crise da dívida na Europa após Espanha ter de pagar juros maiores em seus títulos

A Bolsa de Hong Kong fechou em baixa, em linha com os demais mercados regionais, afetada por forte declínio em Wall Street (Kiyoshi Ota/Getty Images)

A Bolsa de Hong Kong fechou em baixa, em linha com os demais mercados regionais, afetada por forte declínio em Wall Street (Kiyoshi Ota/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 08h14.

Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia encerrou em baixa, com novas preocupações sobre a crise da dívida na Europa após Espanha ter de pagar juros maiores em seus títulos e na esteira da baixa em Wall Street. As Bolsas de Seul e Kuala Lumpur não abriram devido a feriados locais.

A Bolsa de Hong Kong fechou em baixa, em linha com os demais mercados regionais, afetada por forte declínio em Wall Street, preocupações sobre a desaceleração do crescimento da China e novos temores sobre a crise das dívidas na Europa após os altos juros pagos por Espanha na colocação de seus títulos no mercado. O índice Hang Seng caiu 1,1% e encerrou aos 20.140,67 pontos.

Os mercados da China terminaram estáveis, uma vez que as expectativas por mais medidas de relaxamento monetário de Pequim em breve foram sobrepostas por novas preocupações sobre os problemas de dívidas soberanas da Europa. O índice Xangai Composto subiu 0,1% e fechou aos 2.308,93 pontos. O índice Shenzhen Composto avançou 0,3% e encerrou aos 927,37 pontos.

O yuan subiu ante o dólar depois de o banco central conduzir a moeda chinesa para cima via taxa de referência diária. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3081 yuans, de 6,3115 yuans ontem. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,3018 yuans, de 6,3048 yuans na véspera.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em leve alta, após o governo reiterar que o novo imposto sobre ganhos de capital irá afetar apenas os muito ricos. O índice Taiwan Weighted avançou 0,21% e terminou aos 7.656,67 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney encerrou em baixa, com a preocupação dos investidores de que novas aflições sobre a dívida soberana da Europa afetem os mercados globais. O índice S&P/ASX 200 retrocedeu 1,07% e terminou aos 4.246,12 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, teve ligeiro declínio, no embalo dos demais mercados regionais e por causa das renovadas preocupações sobre o crescimento econômico global. O índice PSE baixou 0,1% e terminou aos 5.017,44 pontos, com moderado volume de negociações e todos os subíndices no vermelho.

A Bolsa de Cingapura terminou em baixa com o salto nos juros pagos pela Espanha em seus títulos. O índice Straits Times caiu 1,2% e fechou aos 2.946,44 pontos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 1% e fechou aos 1.154,49 pontos, na esteira de Wall Street e dos demais regionais.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,5% e fechou aos 4.130,01 pontos. O alerta de tsunami no país provavelmente não afetará o sentimento, uma vez que não há complexos industriais nas áreas atingidas. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

O que está acontecendo com a Intel? Desvalorização de US$ 188 bi, demissões e venda de divisão

Selic: Aposta de alta de 0,5 p.p. perde força após dados fracos do mercado de trabalho dos EUA

4 fatores que podem agravar (ou melhorar) a economia americana, segundo a Gavekal

Banco Daycoval compra BMG seguros em busca de diversificação

Mais na Exame