Mercados

Bolsas chinesas recuam com preocupações sobre economia

Índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,65 por cento

Bolsa de Hong Kong: na semana, o CSI300 acumulou queda de 1,7 por cento, tendo a pior semana deste ano, enquanto o SSEC perdeu 1,6 por cento (MN Chan/Getty Images)

Bolsa de Hong Kong: na semana, o CSI300 acumulou queda de 1,7 por cento, tendo a pior semana deste ano, enquanto o SSEC perdeu 1,6 por cento (MN Chan/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 5 de maio de 2017 às 08h59.

Hong Kong / Xangai  - Os mercados acionários da China recuaram nesta sexta-feira para novas mínimas de três meses, registrando a quarta queda semanal consecutiva, com preocupações persistentes sobre o crescimento econômico e regulamentações mais rígidos prejudicando o apetite por risco.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,65 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,77 por cento.

Na semana, o CSI300 acumulou queda de 1,7 por cento, tendo a pior semana deste ano, enquanto o SSEC perdeu 1,6 por cento.

"Obviamente, as regulamentações estão ficando mais rígidas e um grande número de medidas regulatórias virão na segunda metade do ano, prejudicando a confiança", disse o analista do BOCI Securities Zhu Qibing.

Pesquisas sobre a indústria da China nesta semana desencadearam preocupações de que a segunda maior economia do mundo pode ter atingido seu pico no primeiro trimestre e pode estar começando a apresentar uma tendência de desaceleração no curto prazo.

No restante da região, os mercados caíram pelo terceiro dia seguido, com novas quedas nas commodities levantandopreocupações sobre a saúde da economia global.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,74 por cento às 7:33 (horário de Brasília), operando na mínima desde 25 de abril.

. Em Tóquio, o índice Nikkei não operou.

. Em Hong Kong, o índice HANG SENG caiu 0,84 por cento, a 24.476 pontos.

. Em Xangai, o índice SSEC perdeu 0,77 por cento, a 3.103 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, retrocedeu 0,65 por cento, a 3.382 pontos.

. Em Seul, o índice KOSPI permaneceu fechado.

. Em Taiwan, o índice TAIEX registrou baixa de 0,68 por cento, a 9.899 pontos.

. Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,03 por cento, a 3.229 pontos.

. Em Sydney o índice S&P/ASX 200 recuou 0,68 por cento, a 5.836 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresChinaMercado financeiro

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame