Exame Logo

Bolsas asiáticas fecham em queda; HK perde 1%

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os principais mercados da Ásia apresentaram queda nesta terça-feira. Houve realização de lucros e também influência da baixa em Wall Street. Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que sofreu com a realização de lucros, após apresentar alta em 11 das […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2010 às 04h31.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os principais mercados da Ásia apresentaram queda nesta terça-feira. Houve realização de lucros e também influência da baixa em Wall Street.

Veja também

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que sofreu com a realização de lucros, após apresentar alta em 11 das 12 últimas sessões e ganho acumulado de 5,9%. O índice Hang Seng caiu 230,89 pontos, ou 1%, e terminou aos 22.109,95 pontos.

Já as Bolsas da China foram influenciadas pelas contínuas preocupações sobre medidas adicionais de aperto no mercado imobiliário, além da estreia negativa da operadora de portos Ningbo Port, que recuou 3,5%. O índice Xangai Composto caiu 0,6% e terminou aos 2.611,35 pontos. O índice Shenzhen Composto também caiu 0,6% e encerrou aos 1.163,32 pontos.

O yuan teve a décima primeira sessão seguida de valorização em relação ao dólar. Por conta da expectativa de novas valorizações no curto prazo, o câmbio reverteu o declínio da manhã ocorrido por conta da realização de lucros. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6906 yuans, abaixo do fechamento de segunda-feira, que ficou em 6,6965 yuans. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,7051 yuans, de 6,7098 yuans ontem.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou praticamente estável, com os investidores permanecendo de lado diante da expectativa de dados do PMI da China e dos EUA. O índice Taiwan Weighted caiu apenas 0,03%, e fechou aos 8.189,44 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em baixa, influenciada pelo declínio em Wall Street e pela realização de lucros sobre os recentes ganhos. O índice Kospi caiu 0,3%, encerrando aos 1.855,97 pontos.

No mercado australiano, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney acompanhou a baixa em Nova York, com as perdas nas ações do setor de recursos minerais anulando os ganhos em papéis de bancos. O índice baixou 0,1% e fechou aos 4.669,8 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, encerrou estável, fechando aos 4.123,95 pontos.

A Bolsa de Cingapura rompeu dois dias seguidos de alta para fechar abaixo da importante marca psicológica de 3.100 pontos depois que os mercados regionais caíram e os traders realizaram lucros. O índice Straits Times recuou 0,5% e fechou aos 3.097,35 pontos

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,1% e fechou em novo recorde de alta aos 3.472,70 pontos, uma vez que os fundos estrangeiros continuaram a dar suporte.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, desceu 0,3% e fechou aos 959,27 pontos, depois de cinco sessões seguidas de alta. Investidores realizaram lucros após fortes altas recentes.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,3% e fechou aos 1.459,64 pontos, seguindo as perdas nos demais mercados regionais. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame