Exame Logo

Bolsas asiáticas fecham em elevação; Xangai sobe 1,3%

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez Tóquio - Os principais mercados da Ásia apresentaram alta nesta quinta-feira. As bolsas da região foram alavancadas por Wall Street, pelos bons indicadores econômicos de Estados Unidos e Europa, além de fatores internos de cada país. A Bolsa de Hong Kong teve a segunda sessão consecutiva de alta, liderada […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 07h18.

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez

Tóquio - Os principais mercados da Ásia apresentaram alta nesta quinta-feira. As bolsas da região foram alavancadas por Wall Street, pelos bons indicadores econômicos de Estados Unidos e Europa, além de fatores internos de cada país.

Veja também

A Bolsa de Hong Kong teve a segunda sessão consecutiva de alta, liderada pelas ações de empresas exportadoras. O índice Hang Seng subiu 30,82 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 23.054,68 pontos.

As Bolsas da China também fecharam em elevação pelo segundo pregão seguido. O movimento foi liderado pelos bancos e petrolíferas, com as tensões entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, além de outros fatores que pesaram nos mercados esta semana, já precificadas. O índice Xangai Composto subiu 1,3% e terminou aos 2.898,26 pontos. O índice Shenzhen Composto avançou 0,3% e encerrou aos 1.337,94 pontos.

Após quatro sessões de perdas, o yuan se valorizou em relação ao dólar, após o Banco Central chinês inesperadamente reduzir a taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,6589 yuans para 6,6557 yuans. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6508 yuans, de 6,6543 yuans do fechamento de quarta-feira.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipei subiu 0,5%, empurrada pelos ganhos em ações peso pesados, de fabricantes de telas e de turismo. O índice Taiwan Weighted encerrou aos 8.349,99 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou praticamente estável, recuperando a maior parte das perdas do começo da sessão. As compras de investidores locais compensaram as vendas por parte dos estrangeiros. O índice Kospi avançou apenas 0,09% e fechou aos 1.927,68 pontos.

Na Bolsa de Sydney, na Austrália, as ações de mineradoras ajudaram a puxar a alta de 0,2% no índice S&P/ASX 200, que fechou aos 4.593,4 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, voltou a subir após três dias de baixa, tendo alta de 0,3% e fechando aos 4.136,83 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve alta, uma vez que os números melhores que os esperados de trabalho dos EUA ajudaram os mercados globais a se recuperarem das perdas de recentes sessões devido às preocupações com os conflitos geopolíticos nas Coreias e com a crise de dívida na zona do euro. O índice Straits Times ganhou 0,7% e fechou aos 3.159,23 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 1,2% e fechou aos 3.702,01 pontos, com os fundos estrangeiros indo às compras após recentes baixas e com os ganhos nos mercados regionais impulsionando o sentimento.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, recuou 0,95% e fechou aos 996,42 pontos.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 0,5% e fechou aos 1.496,49 pontos, seguindo os demais mercados regionais depois do avanço de Wall Street. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame