Mercados

Bolsas asiáticas fecham em alta após falas de Obama

A possibilidade crescente de uma solução diplomática para a Síria nesta semana tem contribuído para ganhos substanciais para os mercados globais


	ASX Austrália: com a amenização dos temores, o índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, fechou em alta de 0,6% aos 5.234,40 pontos 
 (Sergio Dionisio/Getty Images)

ASX Austrália: com a amenização dos temores, o índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, fechou em alta de 0,6% aos 5.234,40 pontos  (Sergio Dionisio/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2013 às 07h24.

Tóquio - Os mercados de ações asiáticos fecharam em alta nesta quarta-feira, com positivos resultados de indicadores da China e com a atenuação dos temores sobre uma ação militar na Síria.

Na terça-feira, a Síria disse que deve parar de fabricar armas químicas e revelar a localização de seus estoques, em uma tentativa de evitar um ataque militar contra o país.

Os temores de um ataque militar dos EUA contra a Síria pesou sobre o sentimento do mercado nas últimas semanas, mas a possibilidade crescente de uma solução diplomática nesta semana tem contribuído para ganhos substanciais para os mercados globais.

Em um discurso televisionado na terça-feira à noite, o presidente dos EUA, Barack Obama, aumentou as esperanças de que uma solução pode não necessitar de um ataque militar. Obama afirmou que pediu ao Congresso que adie a votação sobre a ação. Ele também pediu que o secretário de Estado, John Kerry, se reúna com o seu homólogo russo.

Com a amenização dos temores, o índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, fechou em alta de 0,6% aos 5.234,40 pontos e se aproximou do nível mais alto em cinco anos, de 5.249,6 pontos, alcançado em meados de maio. Já o índice Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,5%, para 2.003,85 pontos.

As ações australianas também foram ajudadas por uma série de dados econômicos positivos da China, o principal consumidor de recursos naturais do país. A China anunciou um forte crescimento das exportações em agosto e uma aceleração da produção industrial. Ambas as medidas reforçaram a perspectiva de uma recuperação na maior economia da Ásia, levando a ganhos em ações da região.

Os sinais de uma recuperação mantiveram as ações na China continental em terreno positivo. O índice Xangai Composto subiu 0,2%, para 2.241,27 pontos, embora o índice Hang Seng, de Hong Kong, tenha caído 0,2%, para 22.937,14 pontos, com realização de lucros. O índice Shenzhen Composto perdeu 1,0% e encerrou o pregão aos 1.034,52 pontos.

O índice Taiwan Weighted fechou estável aos 8.208,99 pontos. Nas Filipinas, o índice PSEi fechou em alta de 2,1%, aos 6.214,90 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Ações de energia nuclear atingem recordes com aumento de demanda por IA

IPOs de grandes empresas asiáticas agitam mercados antes das eleições nos EUA

Banco central chinês corta taxas de referência para estimular a economia

Economista que previu a crise de 2008 alerta para bolha e risco de correção no mercado de ações