Mercados

Bolsas asiáticas fecham em alta à espera do Fed

Em Hong Kong, o índice Hang Seng terminou o pregão em território positivo, com alta de 0,7%, ao maior nível de fechamento em 21 meses com 23.822,06 pontos


	Na China, o índice Xangai Composto subiu 1%, para 2.382,47 pontos, e o índice Shenzhen Composto avançou 0,1%, para 942,60 pontos
 (Getty Images)

Na China, o índice Xangai Composto subiu 1%, para 2.382,47 pontos, e o índice Shenzhen Composto avançou 0,1%, para 942,60 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Tóquio - Os mercados de ações asiáticos fecharam em alta nesta quarta-feira, antecipando os acontecimentos nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, o Federal Reserve Bank concluirá sua reunião mensal de política monetária e os EUA divulgarão a primeira leitura do PIB do quarto trimestre de 2012.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng terminou o pregão em território positivo, com alta de 0,7%, ao maior nível de fechamento em 21 meses com 23.822,06 pontos.

O Industrial and Commercial Bank of China avançou 0,5%, recuperando grande parte de suas perdas de terça-feira que haviam sido desencadeadas pela venda de ações da empresa pelo Goldman Sachs.

Apesar dos ganhos pesados em Hong Kong, nenhum setor em particular se destacou. As melhores performances incluem o Citic Pacific e a China Resources Power Holdings, que fecharam em alta de 2,6%.

Na China, o índice Xangai Composto subiu 1%, para 2.382,47 pontos, e o índice Shenzhen Composto avançou 0,1%, para 942,60 pontos. Os investidores foram estimulados por expectativa de aumento de liquidez nos mercados acionários do país.

A Comissão Regulatória de Ativos Mobiliários da China (CSRC, na sigla em inglês) afirmou que pode amenizar as restrições impostas a entidades de Taiwan sobre a negociação de ações e listagem de empresas.

A notícia também animou os investidores em Taiwan, levando o índice Taiwan Weighted a fechar em alta de 0,4%, a 7.832,98 pontos.


O índice Kospi, da Coreia do Sul, avançou 0,4%, para 1.964,43 pontos, mas os declínios de montadoras locais limitaram o movimento de alta. A Hyundai Motor perdeu 1,5% e Kia Motors recuou 1,9%, uma vez que as preocupações de que o won fortalecido afetará esses exportadores levou os investidores a venderem as ações.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em território positivo, uma vez que a melhoria das perspectivas sobre economia global continuou a alimentar a demanda por ações antes da conclusão da reunião do Fed.

O índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,2%, a 4.896,70 pontos, depois de atingir o maior nível em 21 meses durante a sessão com 4.906,2 pontos.

As ações nas Filipinas também terminaram o pregão em terreno positivo, impulsionadas pela expectativa otimista em relação ao resultado do PIB nacional do quarto trimestre, que deve ser divulgados na quinta-feira.

O índice PSEi avançou 0,6%, atingindo um novo recorde de fechamento a 6.271,23 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Agora vai? China convoca coletiva para próximo sábado e mercado aguarda pacote fiscal

Verde: Rali na China deve continuar, mas sem grande efeito sobre Brasil

B3: bolsa fechará mais tarde a partir de 4 de novembro

Balanços nos EUA: "Ninguém espera que seja uma ótima temporada"