Mercados

Na Europa, mineradoras pressionam mercado; PIB dos EUA é foco

LONDRES - As bolsas de valores da Europa recuavam nesta sexta-feira, pressionadas por companhias mineradoras, com investidores cautelosos antes da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos -- dados que devem estabelecer a direção do mercado no curto prazo. Às 8h04 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2011 às 08h01.

LONDRES - As bolsas de valores da Europa recuavam nesta sexta-feira, pressionadas por companhias mineradoras, com investidores cautelosos antes da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos -- dados que devem estabelecer a direção do mercado no curto prazo.

Às 8h04 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,19 por cento, aos 1.152 pontos, depois de fechar em alta nos últimos dois pregões.

As mineradoras tinham o maiores declínios antes dos números do PIB norte-americano, que devem dar dicas sobre a demanda futura por matérias-primas. O índice STOXX Europe 600 de recursos naturais perdia 1,26 por cento, enquanto a Rio Tinto se depreciava 1,4 por cento.

"Nós esperamos que os mercados de ações entrem em uma fase de consolidação nos próximos dois meses", disse Tammo Greetfeld, estrategista de mercado do UniCredit.

"As pessoas estão aguardando os números do PIB dos EUA, mas isso só mexerá muito no mercado se os números desviarem consideravelmente da previsão."

Segundo estimativas, o relatório do PIB dos EUA, que será divulgado às 11h30, deve mostrar que a economia ganhou força no quarto trimestre, com o gasto do consumidor tendo a maior alta em quatro anos. Economistas preveem uma expansão anualizada de 3,5 por cento, ante 2,6 por cento no terceiro trimestre.

O setor financeiro limitava as perdas. O índice STOXX Europe 600 do setor bancário subia 0,7 por cento, em alta pelo segundo dia consecutivo, recuperando-se da forte queda dos dias anteriores. O Société Générale ganhava 3 por cento, enquanto o Bankinter subia 2,9 por cento.

Confira o desempenho das principais bolsas europeias às 8h09:

BOLSA PONTUAÇÃO VARIAÇÃO %

Londres <.FTSE> 5.930 -0,59

Frankfurt <.GDAX> 7.168 +0,18

Paris <.FCHI> 4.060 +0,02

Madri <.IBEX> 10.893 +0,60

Milão <.FTMIB> 22.384 +0,31

Lisboa <.PSI20> 7.773 +0,39

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Petrobras bate recordes de produção em refinarias no terceiro trimestre de 2024

‘Woodstock da eletrificação’: Por que o Investor Day da WEG (WEGE3) animou os investidores

Gerdau avança no corte de custos e BTG afirma que ‘cada centavo conta’

Montadora Chery estuda IPO de US$ 7 bi em Hong Kong