Mercados

Bolsa de Tóquio sobe 1,2% com flexibilização do BoJ

O índice Nikkei subiu 108,44 pontos e terminou aos 9.232,21 pontos. O volume de negociações foi forte, subindo para 2,07 bilhões de ações

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2012 às 06h18.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta acentuada nesta quarta-feira. A decisão do Banco do Japão (BoJ) de flexibilizar a economia surpreendeu o mercado. Ações relacionadas a commodities, como Nippon Yusen, tiveram forte elevação, enquanto Japan Airlines (JAL) apresentou uma bem sucedida estreia, superando o preço de sua IPO.

O Nikkei subiu 108,44 pontos, ou 1,2%, e terminou aos 9.232,21 pontos, após queda de 0,4% na sessão de terça-feira - foi o melhor fechamento desde 2 de maio. O volume de negociações foi forte, subindo para 2,07 bilhões de ações - pela segunda vez, em três pregões, acima dos 2 bilhões de ações.

A maior parte do aumento da participação dos investidores veio na sessão da tarde, após o BoJ anunciar que iria expandir seu plano de compra de ativos de 70 trilhões de ienes para 80 trilhões de ienes.

"A agressividade do banco central foi surpreendente", disse Nicholas Smith, estrategista de ações da CLSA, ao observar que apenas alguns economistas esperavam um movimento favorável do BoJ. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

DiDi registra lucro de 1,7 bilhão de yuans no 3º trimestre de 2024

Novo patamar: até onde vai a disparada do dólar contra o real?

Real foi oitava moeda que mais se desvalorizou frente ao dólar em 2024, diz Austin Rating

Pacote fiscal terá um impacto total de R$ 46 bilhões em dois anos, estima BTG Pactual