Mercados

Bolsa de Tóquio perde 1,1%, após decepção com BCE

A valorização do iene sobre o dólar e o euro e a fraca resposta do Banco Central Europeu para a crise da dívida europeia influenciaram negativamente os investidores

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2012 às 06h18.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda acentuada nesta sexta-feira. A valorização do iene sobre o dólar e o euro e a fraca resposta do Banco Central Europeu (BCE) para a crise da dívida europeia influenciaram negativamente os investidores. Já os sombrios balanços trimestrais estimularam pesadas vendas na Sharp, que despencou 28%, e na Sony, que desabou 7%.

O Nikkei caiu 98,07 pontos, ou 1,1%, e terminou aos 8.555,11 pontos, após subir 0,1% na sessão de quinta-feira. O volume de negociações subiu para com 1,77 bilhão de ações.

"Na última semana, nós vimos o desenrolar da possibilidade de um rali, depois de o presidente do BCE, Mario Draghi, prometer apoio para o euro a todo custo", disse Mattia Ciancaleoni, diretor de vendas de ações do Citigroup.

"Juntamente com a deterioração nos lucros das empresas, os investidores podem estar chegando à conclusão de que é cedo demais para apostar em ações no momento", completou o analista. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Warren Buffett revela o que será feito com sua fortuna após sua morte

"Alta não é exagerada e dólar pode ir a R$ 6 se o governo não mudar o discurso", diz Alfredo Menezes

Entenda por que o México é um dos principais beneficiados da alta do dólar

Ibovespa fecha em queda com déficit pior que o esperado; dólar sobe e e renova máxima no ano

Mais na Exame